Notícias

Novo Fórum atenderá necessidades da Ibiporã do futuro

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou o novo Fórum da Comarca de Ibiporã numa solenidade que, de acordo com o diretor do Fórum, magistrado Sergio Aziz Neme marcou a história da cidade. O prédio de 2.661,44 m² está instalado em um terreno doado pela Prefeitura de 7.671,80 m² e foi projetado para atender as necessidades atuais e futuras do Judiciário na Comarca.

O projeto idealizado por funcionários do próprio Tribunal de Justiça volta seu olhar para o futuro e permite dobrar a capacidade instalada hoje, que é de cinco varas, tão logo seja necessário. "Não estamos olhando para a Ibiporã de hoje, olhamos para a Ibiporã do futuro, com uma estrutura que prevê todas as ampliações necessárias para que o Judiciário Estadual preste um serviço de qualidade durante as próximas décadas. Essa é uma demonstração de que a administração do nosso Tribunal olha para o futuro do nosso estado, da nossa sociedade", comentou o juiz.

Para o Tribunal de Justiça, a qualidade das condições de trabalho de servidores, magistrados, promotores e advogados é fundamental para que a população tenha uma prestação jurisdicional à altura de seus anseios. Ao fazer uso da palavra durante a cerimônia de inauguração, o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, destacou que, dedicando-se a aprimorar o primeiro grau, o Tribunal de Justiça, através da sua direção, inaugura esse Fórum, entre outros inúmeros em várias comarcas já inauguradas e também previstas para inaugurar até o final do ano dando, assim, ênfase à atividade jurisdicional de primeiro grau. "O antigo sonho de ter um Fórum com as condições de trabalho compatíveis com a importância deste foro regional é hoje uma realidade tangível que se acha materializada nessa obra moderna e funcional", declarou o Corregedor.

A vice-presidente da seccional Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil, Vânia Queiroz, ressaltou que a OAB tem a convicção de que a boa e efetiva tutela da prestação jurisdicional está ligada à estrutura. "Essa é uma grande vitória, um benefício ímpar a toda a comunidade jurídica e a toda a sociedade", completou.

No projeto do novo prédio estão contempladas todas as necessidades previstas no Código de Organização e Divisão Judiciárias – Lei nº 14.277 de 30/12/2003, bem como a Resolução nº 114/2010 (padronização de áreas) e 27/2010 (acessibilidade) do Conselho Nacional de Justiça. "Este prédio não se resume a cimento, tijolos e outros materiais de construção, ele representa o respeito do Tribunal de Justiça ao jurisdicionado paranaense", destacou o Promotor de Justiça Leandro Antunes Meireles Machado.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, agradeceu a atenção que o judiciário tem dado ao município nos últimos anos e lembrou que o novo Fórum irá acolher com dignidade aqueles que vem em busca de resolver os seus problemas. " Essas pessoas têm aqui o espaço apropriado para com dignidade, terem assegurados os seus direitos", disse o prefeito.

Em seu discurso, o Presidente do Tribunal afirmou que o TJPR tem o compromisso firme de realizar uma gestão transparente e ética em benefício da população paranaense. "O compromisso do tribunal é com o aperfeiçoamento da Justiça de primeiro grau para que os juízes, servidores, promotores de justiça e advogados possam prestar melhores serviços à população paranaense, ao povo do nosso estado. Com a entrega desse Fórum, este Tribunal cumpre o compromisso de melhorar a prestação da Justiça", garantiu o Presidente.

O Presidente ressaltou as qualidades da magistratura estadual que contribuem para o êxito da prestação jurisdicional no Paraná. "Tenho me referido aos juízes do nosso estado, magistrados e magistradas vocacionados que vêm prestando serviço de qualidade à população. Que sabem ouvir os anseios da comunidade. Essa é a função maior do juiz, saber ouvir, saber entender os anseios da comunidade a que serve, principalmente das pessoas mais humildes que as vezes não sabem transmitir o que realmente precisam do poder judiciário. Esse é o compromisso dos nosso juízes. Essa é a atuação dos nossos juízes que apoiados por um grupo de servidores competentes e qualificados cada vez mais prestam bons serviços à população de nosso estado", assegurou.

Também participaram da solenidade de inauguração, além do Presidente, o 1º Vice-Presidente do TJPR, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; a 2ª Vice-Presidente, desembargadora Dulce Cecconi; o Corregedor-Geral do TJPR, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o Corregedor do TJPR,  desembargador Eugênio Achille Grandinetti; e os desembargadores Miguel Thomaz Pessoa Filho, Antonio Renato Strapasson, Luiz Carlos Gabardo, Shiroshi Yendo , Adalberto Jorge Xisto Pereira e Jorge Massad.