Presidente do TJ instala a Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos de Piraquara
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, instalou, em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira (23/11), a Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos do Foro Regional de Piraquara.
Com a instalação da Vara da Infância, que foi desmembrada da Vara Criminal, o Foro Regional de Piraquara conta agora com uma Vara Cível, uma Vara Criminal e uma Vara da Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial, além de um Juizado Especial e Criminal, para o atendimento a uma população de mais de 93 mil habitantes e em torno de 30 mil processos em andamento.
O juiz de Direito e diretor do Foro Regional de Piraquara, Anderson Ricardo Fogaça, ao agradecer o empenho da administração do TJ no sentido de ver instalada a nova Vara criada em 2011, historiou o desenvolvimento da comarca, desde que ali chegou, enumerando os avanços. Ressaltou também os esforços do desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do processo de instalação e estatização do TJ, que contribuiu de forma relevante para o sucesso da iniciativa nessa temática tão delicada, que é a área da infância e juventude.
Para o vice-prefeito municipal de Piraquara, Armando Neme, que desde a instalação da comarca, na década de 80, vem acompanhando o crescimento do Poder Judiciário no município, disse ser uma satisfação imensa participar do momento e contar, nesse ato, com a presença do presidente do TJPR e dos demais desembargadores.
"A justiça do Paraná está caminhando rumo à sociedade". Com essas palavras o representante da OAB/PR Mauricio Guimarães descreveu a importância do desmembramento dessa serventia, que trará ao jurisdicionado a esperança de que encontrará o braço da justiça, ainda mais estendido, na busca da resolução de seus problemas.
A promotora de Justiça Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez agradeceu, em nome do Ministério Público e do cidadão piraquarense, o empenho de todos e, especialmente, do desembargador Miguel Kfouri Neto e do juiz Anderson no desmembramento da vara. "Precisávamos muito de um juiz único nessa área. Nós que trabalhamos diariamente com essas demandas sabemos o enorme benefício deste feito. A importância desse ato hoje para o cidadão é imensurável", finalizou a promotora.
Investimentos
O desembargador Miguel Kfouri Neto, durante o seu pronunciamento, classificou a nova instalação como uma importante conquista para a comarca. "O Tribunal de Justiça tem uma grande preocupação com as varas de cunho social, como, por exemplo, vara de família, vara da infância e juventude, vara criminal. Cada uma delas custa ao Poder Judiciário em torno de 120 mil reais mensais. E enfatizou: "Nós não contabilizamos esse gasto. São investimentos no bem-estar da população, no resgate do cidadão, da criança, que se encontra em situação delicada. O Poder Judiciário, juntamente com as pessoas da comunidade que agem e atuam nessas esferas, dá sua parcela de contribuição para tornar este mundo um pouco melhor", disse o desembargador.
O presidente comentou ainda sobre a futura construção de um novo fórum para a comarca, uma nova casa da justiça, um ambiente salutar e digno de receber a todos os que aqui vierem em busca de uma prestação jurisdicional célere e efetiva.
Estiveram também presentes à solenidade o 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o gestor do processo de Instalação e Estatização, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o desembargador Luiz Carlos Gabardo; o juiz de Direito da Vara Cível de Piraquara, Alexandre Della Coleta Scholz; a juíza de Direito Substituta, Cláudia Harumi Matumoto; a juíza de Direito e diretora do Fórum de Campina Grande do Sul, Adriana Benini; o promotor de Justiça, Alan Rogério Vendrami de Souza; o delegado da Polícia Civil, Osmar Neves Feijó; a secretária de assistência social do município, Cristina Maria Rizzi Galerani; a vereadora da cidade, Sirlei Marchiorato, além das demais autoridades civis, militares, advogados, servidores da comarca e membros da comunidade.