Presidente do TJPR visita obras de reforma do Palácio da Justiça

PRESIDENTE DO TJPR VISITA OBRAS DE REFORMA DO PALÁCIO DA JUSTIÇA
Nesta segunda-feira (18/1), o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, visitou as obras de reforma do Palácio da Justiça, que estão 65% concluídas.
A intervenção no Palácio da Justiça se caracteriza como restauro e retrofit, processo de modernização de um equipamento. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Paraná.
Uma das preocupações do projeto diz respeito à política ambiental. Por isso, o novo Palácio da Justiça contará com duas caixas de coleta de água pluvial, cada uma com capacidade para 7,5 mil litros, que serão utilizados para abastecer os banheiros e limpeza em geral.
Arquitetura original -
Uma usina de restauro permitiu à obra contar com azulejos, pisos e pastilhas originais. Com isso, os primeiros cinco andares irão preservar a arquitetura original do prédio, projetado em 1951 pelo arquiteto Sérgio Rodrigues. No total, 4,5 mil m² de pastilhas originais do prédio foram restauradas, para garantir a manutenção da aparência histórica.
O gabinete da Presidência do TJPR voltará a ocupar o primeiro andar do prédio. A assessoria e a direção geral, bem como 88 gabinetes de Desembargadores, também serão instalados no prédio restaurado. Os gabinetes do 1º e 2º Vice-Presidentes, do Corregedor e Corregedor Geral irão permanecer no Prédio Anexo, bem como o salão do Pleno.
Haverá integração de todos os pavimentos do Palácio da Justiça com o Prédio Anexo através de passarelas executadas em 79 toneladas de aço. Dois elevadores privativos novos serão instalados, para somar com os seis elevadores que atendem ao público.
A obra contará ainda com 23 quilômetros por pavimento de cabeamento novo para instalação de tecnologia, o que representa um total de 220 quilômetros em todo o prédio.
Haverá 12 mil m² de paredes em dry-wall internas ao prédio para divisão de ambientes, 2,75 mil m² de novo brise para fachada frontal em alumínio e mais 2.840 luminárias a serem instaladas em salas e corredores internos.
A reforma, retrofit e ampliação do Palácio da Justiça obedecerão às normas de acessibilidade, de segurança e de prevenção de incêndios, além de critérios específicos que devolverão a monumentalidade original do edifício junto ao conjunto arquitetônico do Centro Cívico de Curitiba.
Também participaram da visita técnica às obras: o 1º e o 2º Vice-Presidentes do TJPR, Desembargadores Renato Braga Bettega e Fernando Wolff Bodziak; os Desembargadores Antonio Loyola Vieira, Arquelau Araújo Ribas, Ana Lúcia Lourenço e Luiz Taro Oyama; o Diretor Geral do TJPR, José Alvacir Guimarães; o assessor Toni Menzel; o Juiz Auxiliar da Presidência, Roberto Antonio Massaro; o Diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Paulo Molinari, e sua equipe formada pelo Engenheiro Alexandre Arns Steiner e os estagiários Arthur Guilherme Bonato e Jhony Cley de Oliveira Viana, além do representante da empresa construtora Sial Construções Civis Ltda, engenheiro Egberto Hilú.