Asset Publisher

Projeto do TJPR alcançou 5 mil atendimentos no Bairro Novo

O Projeto Justiça no Bairro, coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, que ocorreu no último final de semana na Rua da Cidadania do Bairro Novo, teve aproximadamente 5mil atendimentos só na área jurídica.

Os atendimentos tiveram a participação das Universidades UFPR e PUC, das Faculdades de Direito FAE, FACEAR e UNIANDRADE, por intermédio dos acadêmicos e professores que permitiram a efetivação de 180 audiências com a entrega imediata da prestação jurisdicional. Foram solucionados pedido de divórcio, alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade, pedido liminar de afastamento do lar conjugal em face de violência doméstica, entre outros pedidos.

Com a presença de médicos voluntários e do Exército Brasileiro foi possível devolver aos deficientes mentais a dignidade, por meio da avaliação médica que propiciou a realização da interdição inclusive com deslocamento a clínicas, hospitais, casas de repouso e residências, ante as dificuldades de locomoção dos pacientes. Vale ressaltar também o pronto atendimento do Conselho Tutelar em atitudes inerentes a suas atividades.

O projeto contou também com a disponibilidade e comprometimento das Assistentes Sociais da FAS e funcionários da regional, que não mediram esforços para que a população fosse atendida com atenção e cuidado.

O trabalho voluntário do Justiça no Bairro é realizado pelo Poder Judiciário, Ministério Público em parceria com a Prefeitura Municipal do Curitiba que colocou os serviços de todas as secretarias a disposição, além de promover um dia de alegria com entretenimento para as crianças.

A desembargadora agradeceu, além da COPEL e ICI que possibilitaram a agilidade na entrega da prestação jurisdicional, a participação dos voluntários em geral e servidores do Poder Judiciário, as médicas Viviane Caznak Lima, Márcia Correa e o médico do Exército, Thiago Feijó Luiz, os professores Karlo Messa Vettorazzi e Tânia Francisca dos Santos da FAE, Regina Cardoso Andrade Almeida Costa da PUC, Luiz Marlo de Barros Silva das Faculdades Santa Cruz e Luiz Carlos Dizidel da Uniandrade.

Os presentes também tiveram a oportunidade de receber orientações da equipe do Hospital Erasto Gaertner, que trabalharam em prol da Campanha Outubro Rosa ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.