Notícias

Secretários da nova cúpula administrativa do TJPR tomam posse


SECRETÁRIOS DA NOVA CÚPULA ADMINISTRATIVA DO TJPR TOMAM POSSE

Reforma Administrativa Marcos Christo deixará a gestão do TJPR mais descentralizada com a criação de 10 secretarias 

Os secretários da nova cúpula administrativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) tomaram posse nesta sexta-feira (12/1) em evento no gabinete da presidência. Uma cerimônia solene de posse ainda será realizada no próximo dia 22 de janeiro. 
 
Os novos secretários foram anunciados em dezembro de 2023 a partir da entrada em vigor da Lei nº 21.811, que trata da Reforma Administrativa do Tribunal, batizada de Reforma Administrativa Marcos Christo em homenagem ao juiz auxiliar da presidência que faleceu em novembro do ano passado. O magistrado trabalhou intensamente no projeto de nova organização da cúpula da Corte. 

“Esse momento é a concretização de um grande sonho desejado por muitos servidores, servidoras, assessores, assessoras, magistradas, magistrados, desembargadoras e desembargadores deste Tribunal. Unidos, haveremos de alcançar pleno êxito em nossa missão de bem servir ao povo do Paraná e à causa da justiça”, declarou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

O chefe do Poder Judiciário deu posse aos seguintes secretários: José Luiz Faria de Macedo Filho (Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça), Maria Alice de Carvalho Panizzi (Vice-Secretaria Geral), Ana Carolina Mion Pilati do Vale (Secretaria Especial da Presidência), Igor Brayner dos Santos (Secretaria Judiciária), Helcio José Vidotti (Secretaria de Gestão de Pessoas), Moacir Carneiro Junior (Secretaria de Finanças), Vinícius Rodrigues Lopes (Secretaria de Planejamento), Mariana da Costa Turra Brandão (Secretaria de Infraestrutura) e Hermes Ribeiro da Fonseca Filho (Secretaria de Licitações). A Secretaria de Informática ficará a cargo de Rafael Coninck Teigão, que tomará posse na sessão solene do dia 22. 
 
Confira aqui o currículo dos secretários  
 
Sobre a Reforma Administrativa   

A Lei nº 21.811, de 13 de dezembro de 2023, foi assinada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e pelo presidente do TJPR. Com a reforma administrativa, foi realizada a reformulação do organograma do tribunal, criando uma nova organização de fluxos e processos. A principal transformação foi a redução da verticalidade das tomadas de decisão, distribuindo de forma menos centralizada na presidência as questões administrativas.  

A reforma foi desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo entre todos os gestores, que recolheram dados e informações sobre seus departamentos para a reformulação e elaboração de um novo regimento. A presidência do tribunal ficará mais focada em gestão e planejamento, enquanto a execução e a administração estarão a cargo das novas secretarias que foram criadas.