Simpósio comemora os cinco anos da Ouvidoria do Poder Judiciário do Paraná

Simpósio comemora os cinco anos da Ouvidoria do Poder Judiciário do Paraná
Sex, 07 out 2016 16:46:39 +0000
Teve início na noite de quinta-feira (6/10), o I Simpósio da Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Paraná com o tema “A Ouvidoria hoje.... e o futuro? ”. O Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, fez a abertura do evento.
O Simpósio integra as comemorações dos cinco anos da instalação da Ouvidoria neste Tribunal, homenagens aos ex-Ouvidores do TJPR, celebração do Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Rede de Ouvidorias “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem”, o lançamento do serviço de 0800 200 1003 para atendimento da população, discussões sobre o tema “A Ouvidoria hoje.... e o futuro? ” e exposições com temas contemporâneos que refletem o nível de maturidade alcançado pelas ouvidorias frente a novos desafios.
O Ouvidor-Geral do Poder Judiciário do Paraná, Desembargador Arquelau Araujo Ribas, falou em seu discurso sobre a data comemorativa. “Essa Ouvidoria foi criada oficialmente em 5 de setembro de 2011, completando agora 5 anos de existência, na verdade uma criança ainda, falei que é uma data especial, mais é mais especial ainda essa data, é especialíssima, porque a criação dessa rede de Ouvidorias a “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” é um tema para ficar registrado na história do Poder Judiciário do Paraná”.
A “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” tem como objetivo incentivar o exercício do direito à informação ao cidadão, fortalecer a transparência nas instituições, cumprindo a Lei de Acesso à Informação- LAI.
Foram homenageados os ex-Ouvidores Juiz Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, Juiz Alexandre Barbosa Fabiane, Juiz Guilherme Frederico Hernandes Denz e Juíza Vânia Maria da Silva Kramer; ex-servidores, ex-estagiários, servidores e estagiários da Ouvidoria.
A Ouvidora Substituta do TJPR, Desembargadora Lenice Bodstein, agradeceu a todos os servidores e ex-Ouvidores que passaram pela Ouvidoria nestes cinco anos de funcionamento. “Os Ouvidores que nos antecederam não serão esquecidos, suas memórias, seus ensinamentos e seus trabalhos são hoje, muito aproveitados como fonte de conhecimento”, disse a Desembargadora, que encerrou sua fala agradecendo a todos os presentes.
Assinatura -
Na sequência, o Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Rede de Ouvidorias “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” foi assinado pelo Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; pelo Presidente do Colégio dos Ouvidores do Rio Grande do Sul, Desembargador Altair de Lemos Junior; pelo Ouvidor do TJSC, Desembargador Robson Luiz Varella; pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomazi Keppen; pela Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora, Nair Maria Lunardelli Ramos; pelo Ouvidor do Ministério Público do Paraná, Procurador Antonio Cezar Cioffi de Moura; pelo Defensor Público-Geral do Paraná, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza; representando o Governo do Paraná, o Controlador-Geral Carlos Eduardo de Moura; representando a Prefeitura de Curitiba o Ouvidor do Município de Curitiba, Clóvis Augusto Veiga Da Costa; representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Márcia Helena Bader Maluf Heisler; representando a Associação dos Magistrados do Paraná, Márcio José Tokars;
O Ouvidor do Conselho Nacional de Justiça – CNJ- Conselheiro Luiz Cláudio Allemand fez palestra.
Participaram ainda do evento o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Renato Braga Bettega; o 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor Geral De Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o Corregedor Desembargador Robson Marques Cury; o Ouvidor do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul; Desembargador Marcos José de Brito Rodrigues; o Diretor do Fórum da Justiça Eleitoral de Curitiba, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto; a Diretora do Fórum da Justiça Federal do Paraná, Juíza Federal Gisele Lemke, demais desembargadores, autoridades, servidores e convidados.
Exposições -
Durante essa sexta-feira (7/10), serão feitas exposições. O Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Célio Luiz Pinheiro, deu início às palestras, seguido pela Ouvidora-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos; pelo Presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais e Ouvidor do TJ do Rio Grande do Sul, Desembargador Altair de Lemos Júnior; pelo Controlador Geral do Paraná, Carlos Eduardo de Moura; pela Ouvidora Geral do Rio de Janeiro, Juíza Andréa Maciel Pachá; pelo Ouvidor-Geral do Ministério Público do Paraná, Procurador Antonio Cesar Cioffi de Moura; pelo Juiz do Fórum Eleitoral de Curitiba, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto; Ouvidor do Poder Judiciário de Santa Catarina, Desembargador Robson Luz Varella o Ouvidor-Geral do TJPR.
O Desembargador Arquelau Araujo Ribas fez o encerramento do encontro.
Mais fotos no nosso Flickr.