Notícias

Solenidade no Fórum de Francisco Beltrão assinala a estatização da serventia da 1ª Vara Cível

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, acompanhado do gestor do Processo de Instalação e Estatização, desembargador Guilherme Luiz Gomes, estiveram na tarde do último dia 30 em Francisco Beltrão para a solenidade de estatização da escrivania da 1ª Vara Cível da comarca.

O ato atende a dispositivo constitucional (Lei nº 16023/2008), que dispõe sobre as atribuições das unidades estatizadas, secretaria de Foro Judicial de 1º grau de jurisdição, cujas receitas são recolhidas na conta do Fundo da Justiça (Funjus), responsável pelo custeio de novas unidades.

Em seu pronunciamento, a juíza da 1ª Vara Cível, Fernanda Maria Zerbeto Assis Monteiro agradeceu às pessoas que deixaram o cartório, demonstrando seu reconhecimento aos trabalhos efetuados com dedicação e competência por todos. "A estatização é necessária porque os serviços da serventia são eminentemente públicos, mas, na condição de magistrada, não posso deixar de reconhecer que todas as pessoas que estiveram frente ao Cartório da 1ª Vara Cível desta comarca até agora bem representaram o Poder Judiciário, o que muito me orgulha". 

Por sua vez, o desembargador Miguel Kfouri Neto, agradeceu a presença de todos e afirmou: "me sinto muito feliz de estar aqui. O Poder Judiciário é muito grato a todos esses servidores que muito contribuíram para a prestação jurisdicional nesta comarca. A minha saudação também aos novos servidores da 1ª Vara Cível, espero poder contar com o zelo e a dedicação de todos".

O presidente Kfouri disse também estar no programa de sua gestão a elevação da comarca à entrância final, juntamente com outras sete em todo o estado. Em relação à construção do novo fórum na cidade, o desembargador Kfouri comentou que a licitação está em andamento e ele espera assinar brevemente a autorização para o início das obras. E acrescentou: "essa é a nossa preocupação, a nossa predisposição permanente em melhorar cada vez mais a situação do 1º grau", concluiu.

O novo fórum para Francisco Beltrão terá uma área de aproximadamente nove mil metros quadrados, distribuídos em dois blocos, com quatro pavimentos cada um.

Estavam presentes também à solenidade, a juíza diretora do Fórum, Aline Koentopp, o prefeito municipal Wilmar Reichembach, o promotor de Justiça, Roberto Tonon Junior e Roberto Longo, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção PR, José Lúcio Glomb e a subseção de Francisco Beltrão, entre outros.