Notícias

TJPR apresenta projeto Smart Justice na Smart City Expo Curitiba

Legenda

TJPR APRESENTA PROJETO SMART JUSTICE NA SMART CITY EXPO CURITIBA

Evento reúne atores da esfera pública e privada para debater sobre as Cidades Inteligentes

Até o dia 24 de março, o Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, recebe o Smart City Expo Curitiba, evento que reúne especialistas do mundo inteiro com o intuito de debater sobre as Cidades Inteligentes e de compartilhar soluções para um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. Durante a programação, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Ateliê de Inovação, apresentou o Projeto Smart Justice, uma iniciativa que visa integrar o Poder Judiciário aos serviços da Cidade Inteligente.  

A iniciativa apresentada pelo supervisor do Ateliê, desembargador Naor Ribeiro de Macedo Neto, prevê projetos baseados em um conceito que prioriza linguagem simples e promove acessibilidade. Em sua palestra, o magistrado afirmou que o objetivo é garantir o acesso amplo à Justiça para todas as pessoas, incluindo aquelas que não têm acesso a recursos digitais.“É mais que um projeto, é um conceito que permeia a inclusão digital, a redução da desigualdade e a ampliação da acessibilidade, através de iniciativas que levam o atendimento da Justiça para além dos fóruns e tribunais”, afirmou.   

Uma das iniciativas é o aplicativo do TJPR, lançado em dezembro de 2022. Por meio dessa ferramenta é possível acessar informações básicas, endereços e até consultas processuais. O projeto prevê a integração de outros sistemas e a possibilidade, no futuro, de realizar audiências virtuais através do aplicativo. 

Outra iniciativa é a criação de um totem de serviços com recursos biométricos, pensando também nas pessoas que não têm acesso aos serviços do Poder Judiciário pelo computador ou celular. O totem deverá ser disponibilizado, além das unidades judiciais, em outros espaços públicos, facilitando o atendimento ao cidadão.  

Outros projetos do Smart Justice estão em fase de desenvolvimento, como o Analytics, que visa integrar inteligência artificial na análise de dados dentro do Judiciário. 

Smart City Expo Curitiba 

O evento Smart City Expo Curitiba foi criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Smart City Expo World Congress. Neste ano, o encontro tem o tema “Connecting Cities, People & Technology” e aborda questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e à sustentabilidade, como transporte, infraestrutura e espaços públicos. Além disso, trata também de aspectos relacionados à tecnologia e segurança como Big Data, blockchain, regulamentos de privacidade, segurança cibernética e proteção de dados.  

Segundo o organizador, o empresário Caio Castro, a proposta é trazer em evidência o conceito de Cidades Inteligentes e unir as esferas pública e privada para debater sobre o tema. “Não é sobre tecnologia, mas, sim, sobre como a tecnologia vai nos ajudar a viver melhor nos espaços urbanos. É muito importante agregar esses diversos atores, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, para conversar e colocar essas soluções em prática”, afirmou Caio.