Notícias

TJPR empossa dois novos desembargadores


TJPR EMPOSSA DOIS NOVOS DESEMBARGADORES

Victor Martim Batschke e Fábio Luís Franco foram promovidos ao mais alto cargo da magistratura estadual 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) empossou, na segunda-feira (18), dois novos desembargadores. Em sessão solene no Tribunal Pleno, Victor Martim Batschke e Fábio Luís Franco foram promovidos ao mais alto cargo da magistratura estadual. Os novos desembargadores prometeram cumprir com honra e retidão suas funções, seguindo a Constituição e as leis do país.     

Victor Martim Batschke foi promovido pelo critério de merecimento e vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Arquelau Araújo Ribas. Em seu discurso, ele falou sobre o orgulho de assumir o cargo de desembargador no TJPR. “Nós temos a honra de continuar servindo a este grande Tribunal do país e fazer o nosso melhor trabalho. Não vejo outra perspectiva que não seja vir aqui ao tribunal, entrar no meu gabinete e fazer o melhor que posso. Cuidar do Tribunal, do jurisdicionado, da minha família e das pessoas que estão ao meu lado me ajudando. Esse é meu propósito”, disse.  
 
Fábio Luís Franco ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende. Ele foi nomeado em fevereiro pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, para a vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB-PR). “Agora servirei ao estado e à população paranaense de outra forma: mais abrangente e exponenciada, atuando juntamente com meus pares para decidir os desígnios dessa sociedade na competência deste egrégio Tribunal de Justiça. Agradeço a todos os desembargadores pelo acolhimento. Já experimento o senso de pertencimento”, afirmou o novo desembargador. 

Assista aqui à cerimônia de posse dos desembargadores

O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, desejou boas-vindas aos empossados e destacou a relação do Tribunal com a população paranaense. “Para nós, essa posse é motivo de grande emoção. Sintam-se acolhidos. Este é um tribunal muito conectado com sua gente, como o povo do estado do Paraná que é a razão da existência do Poder Judiciário. Tenho certeza de que com a chegada de Vossas Excelências, o tribunal estará ainda mais conectado para poder continuar dando essa resposta aos problemas jurídicos da sua população”, disse o chefe do Poder Judiciário paranaense. 
 
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O decano do TJPR, desembargador Telmo Cherem, lembrou que os novos desembargadores “ingressam no Tribunal em um momento em que o Judiciário paranaense ocupa lugar de proeminência e destaque nacional”. “Vossas Excelências reuniram uma sólida base firmada em qualidades caríssimas ao serviço público e à magistratura e muito poderão colaborar para assegurar a presença definitiva do nosso Tribunal no escalão da excelência”, completou Cherem.  
 
Os presidentes da OAB-PR e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) salientaram o ganho que o TJPR terá com a chegada dos novos desembargadores. “O desempenho desta Corte serve de modelo para outros tribunais do país e é fruto do trabalho de cada um dos magistrados que aqui atuam e que agora ganham reforços com os novos desembargadores que tomam posse”, disse a presidente da OAB-PR, Marilena Winter. “Estamos a testemunhar a ascendência a esse colendo colégio de valorosos, desembargadores e desembargadoras, de dois brilhantes profissionais. A partir de agora, Vossas Excelências se tornam corresponsáveis pela manutenção com atuação em segundo grau de jurisdição de uma magistratura eficiente e íntegra”, reforçou o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos. 
 
Compuseram a mesa de honra da cerimônia, juntamente com o presidente do TJPR: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur; a subprocuradora-geral da Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, representando o Ministério Público do Estado do Paraná; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, Marilena Winter; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Frederico Mendes Júnior e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Marcel Ferreira dos Santos. 

Currículos 

Victor Martim Batschke nasceu em Três de Maio, no Rio Grande do Sul, e cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Exerceu o magistério superior na cadeira de Direito Processual Penal na PUCPR em 1986 e foi também professor na Facimar, em Marechal Cândido Rondon, e na Fesmopar, em Assis Chateaubriandt. Foi aprovado em concurso de provas e títulos em 1º lugar na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde lecionou Direito Comercial, Civil, Legislação Social e Previdenciária. Ele foi nomeado juiz substituto do TJPR em 1992, atuando inicialmente em Medianeira. Como juiz de Direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Palmital, Corbélia, Pitanga, Castro e Curitiba. Desde novembro de 2010, atuava como juiz de Direito substituto em 2° Grau. 
 
Já, Fábio Luís Franco, é nascido em Maringá e formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi procurador jurídico geral do município de Paranavaí, professor adjunto de pós-graduação e vice-diretor na Universidade Paranaense, campus Paranavaí, além de haver sido professor de pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Maringá e da Universidade de Cascavel. É mestre em Direito pela Unicesumar e especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Também é autor de artigos publicados em revistas jurídicas nacionais. Na OAB-PR, foi conselheiro, vice-presidente e presidente da subseção de Paranavaí e, por duas gestões, conselheiro estadual da instituição. 


 
Descrição da imagem da capa: Victor Martim Batschke, à esquerda, e Fábio Luís Franco, à direita, posam lado a lado no Auditório Pleno do TJPR.