Notícias

TJPR entrega 130 kits escolares para crianças e adolescentes de instituições de acolhimento


TJPR entrega 130 kits escolares para crianças e adolescentes de instituições de acolhimento

Mais de 4 mil itens foram doados por colaboradores do Tribunal durante campanha de arrecadação


Qui, 08 fev 2024 19:50:06 +0000

Na quarta-feira (07/02), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) entregou 130 kits escolares doados durante a campanha de arrecadação de materiais escolares para a volta às aulas. Com a participação dos colaboradores do TJPR, foi possível arrecadar mochilas, cadernos, lápis e outros materiais para 20 instituições parceiras que acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Este ano, além de Curitiba, outras três comarcas participaram da campanha: Cerro Azul, Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Cada comarca beneficiou uma instituição da sua região. 

Para o serventuário da comarca de Cerro Azul, a indicação para participar da campanha foi muito satisfatória: “A juíza substituta Grabriela Soutier Fontanella fez contato informando que havia me indicado para participar da campanha de arrecadação de materiais para crianças e adolescentes em situação de acolhimento de Cerro Azul. Foi com imensa satisfação que aceitei a indicação. Fixamos as metas e, em contato com a diretora do Abrigo Municipal de Cerro Azul, única instituição que foi beneficiada, solicitamos que fosse disponibilizada a lista das crianças e dos adolescentes abrigados.  Reunimos os materiais e entregamos diretamente no abrigo. A nossa meta foi cumprida. Ver a alegria deles com a entrega das mochilas e o material foi muito gratificante”. Foram arrecadados nove kits, sendo beneficiadas quatro crianças e cinco adolescentes. 

Ao todo, foram doados mais de 4 mil itens. Para esta campanha, a Secretaria de Gestão de Pessoas mobilizou magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, funcionárias e funcionários do TJPR para contribuírem desde dezembro de 2022. A iniciativa foi criada pela Vara da Infância em 2016 e, a cada ano, tem envolvido uma rede maior de colaboradores.  

“É uma campanha muito motivante para nós como colaboradores do Tribunal e, principalmente, para as crianças e adolescentes que recebem o material. Quem não gosta de começar o ano letivo com um material novo? É um estímulo bem grande”, afirmou o chefe da Divisão de Gestão por Competências da Secretaria de Gestão de Pessoas, Rafael Pereira Macedo.  

Entre as instituições beneficiadas está o Lar Criança Arteira. O educador social Dilberto Vicente dos Anjos ressaltou a importância da contribuição: “É ótimo porque todas as crianças que chegam lá, elas chegam com certas necessidades, e muitas foram negligenciadas até no estudo. Então o material escolar é como se fosse um incentivo para elas estudarem, e elas gostam muito.”   

A técnica de apoio Amanda Pereira dos Santos, da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Casa do Piá 1, outra instituição escolhida, agradeceu os materiais e ressaltou que o kit escolar faz toda a diferença para os alunos no início do ano. “É superimportante, até pela situação de vulnerabilidade que eles enfrentam. Então é uma motivação a mais para eles estarem iniciando o ano letivo. Eles ficam super empolgados, e a gente fica muito feliz de poder proporcionar, juntamente com vocês, algo diferente para eles.”