TJPR instala Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Família no município de Campo Magro
TJPR instala Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Família no município de Campo Magro
Atendendo a uma das propostas da atual gestão, o Tribunal de Justiça instalou na manhã desta terça-feira (11/3), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Centro Judiciário de Campo Magro, voltado inicialmente para o atendimento na área de família. A ideia é ampliar esse serviço em todos os demais Centros, reforçando a prestação jurisdicional nesta área.
O Juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Família do Foro Regional de Almirante Tamandaré, José Aristides Catenacci Junior, disse que a partir de agora, oficializada a parceria do Poder Judiciário com o Poder Executivo Municipal, o índice de êxito na solução de conflitos deverá ser bem maior. "Para mim é uma honra participar de um projeto dessa magnitude, incentivando a conciliação e conferindo rapidez e segurança às demandas", acrescentou o magistrado.
O presidente do TJ reafirmou o compromisso da atual gestão de atender da melhor forma a população. "O atendimento da Vara de Família, Infância e Juventude à população de Campo Magro, nas dependências deste Posto dos Juizados Especiais, possibilita que as pessoas da comunidade resolvam suas questões relativas à família no local onde residem, sem precisar se deslocar à sede da comarca, em Almirante Tamandaré. Com mais essa nova possibilidade de atendimento, a Justiça do Paraná cumpre seu compromisso de estar cada vez mais próxima do povo", enfatizou. O desembargador Guilherme Luiz Gomes elogiou o compromisso e a dedicação dos juízes para com a população de suas comarcas. "A magistratura paranaense exerce função da maior importância com os serviços que prestam ao nosso estado, honram o Poder Judiciário e o dignificam com a prestação jurisdicional próxima do cidadão", destacou o desembargador. Também agradeceu o trabalho, o apoio e a união de todos para que o evento acontecesse.
A presidente do Nupemec e 2ª vice-presidente do TJ, desembargadora Dulce Maria Cecconi, esclareceu que a partir de agora, com a parceria da Prefeitura Municipal, o Centro Judiciário passa a atender de forma permanente a demanda da área de família. "Hoje vemos aqui o exemplo do que juntos podemos construir e alcançar, quando cada um, na parcela de sua responsabilidade, orienta suas ações para o bem maior da coletividade", afirmou. A desembargadora disse ainda ser este um passo inicial, porque a partir de agora, com a instalação dessa unidade do Poder Judiciário, outros projetos poderão ser desenvolvidos em Campo Magro, envolvendo mutirões de conciliação e também programas de cidadania.
O prefeito do município de Campo Magro, Louvanir Menegusso, agradeceu em nome da população o novo serviço que vai proporcionar maior conforto ao cidadão de Campo Magro, especialmente aos mais carentes, que têm dificuldades de locomoção até a sede da comarca.
Também participaram da solenidade o Corregedor da Justiça, desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Helder Taguchi; a juíza supervisora do Posto Avançado dos Juizados Especiais de Campo Magro, Elisiane Minasse; o juiz da 2ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, Silvio Alan Kardec Torralbo Siqueira; a Juíza do Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, Giani Maria Moreschi; a advogada Katerine Keller Correa; vereadores, advogados e servidores.