Notícias

TJPR participa da comemoração dos 169 anos da Polícia Militar do Paraná


TJPR PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DOS 169 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Data foi celebrada em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) completou 169 anos nesta quinta-feira, 10 de agosto. A data foi celebrada em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que exaltou a atuação da PMPR junto à população. 
 
“Essa comemoração simboliza a força do Estado e, em especial, da Segurança Pública em prol da sociedade do Paraná. A celebração se torna ainda mais especial porque o Poder Judiciário Paranaense também faz aniversário em agosto, completando, neste mês, 132 anos, juntamente com os 300 anos da Justiça Togada no Paraná. O Executivo, o Legislativo, o Ministério Público e o Judiciário caminham lado a lado com os mesmos propósitos de bem servir as pessoas”, declarou.  
 
A PMPR foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. Grande parceira do Judiciário, a PMPR conta com um efetivo atual - fixado segundo a lei 21.115/2022 - de 28.416 militares estaduais. A corporação atua com a missão de zelar pelo bem-estar e segurança da população, promovendo a preservação da ordem pública e a defesa social no Estado do Paraná, com respeito aos direitos humanos, agindo na proteção da sociedade, com ética profissional e espírito militar.  
 
Outras autoridades também estiveram presentes na cerimônia. Entre elas, a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o comandante-geral da PMPR, coronel Jeferson Silva; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel de Vasco Figueiredo, e o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira.