Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa relança programa “Família Acolhedora”

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA RELANÇA PROGRAMA “FAMÍLIA ACOLHEDORA”
Atualmente a Comarca tem 90 crianças e adolescentes em acolhimento institucional
Na manhã desta terça-feira (25/7) a Vara da Infância e Juventude e a prefeitura de Ponta Grossa relançaram, em parceria, o programa “Família Acolhedora”.
Atualmente a comarca tem 90 crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.
Segundo a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Reback, com o relançamento do programa espera-se que a população da cidade se conscientize sobre a importância desse acolhimento.
“Queremos garantir que estas crianças e adolescentes tenham uma referência familiar, uma convivência que não é possível dentro da instituição, com uma família para compartilhar suas alegrias e angústias. Porque embora estejam nas instituições, esses jovens são cidadãos e precisam do nosso olhar”, disse a magistrada.
Com esta parceria a Prefeitura fica responsável, entre outras ações, por fazer a triagem das famílias e o acompanhamento. Após a seleção, as famílias serão encaminhadas para a Vara da Infância e Juventude que fará a avaliação final.
O programa
O programa irá atender crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional, e que por algum motivo não podem ser adotados e nem reintegrados à família.
O objetivo é que essas crianças e adolescentes tenham acolhimento familiar provisório, e fiquem com as famílias aprovadas no programa, ao invés de permanecer nas instituições.
Critérios para participar do Programa
Ter entre 25 e 65 anos.
Pessoa solteira ou casal.
Apresentar comprovante de renda, certidão de antecedentes criminais de todos os membros da família, atestado de saúde mental, e termo de ciência de que não tem interesse na adoção.
A seleção será realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ponta Grossa.
Mais informações pelo telefone (42) 3026-9574
Presença
Estiveram presentes no evento o prefeito Marcelo Rangel; a promotora de justiça Carolina Sá; a representante dos Conselhos Tutelares, Silvana Zdebski; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Geraldo Berger; e Neusa Cerutti, coordenadora do Família Acolhedora em Cascavel; além de representantes e acolhidos das instituições do município.
Fonte: PMPG e Diário dos Campos.