Encontro proporcionou troca de experiências sobre temas como co-parentalidade e guarda compartilhada
O espaço Laços e Afetos do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu, na quarta-feira (16/07), a visita da doutoranda em Psicologia Clínica e pesquisadora da Universidade de Porto Rico, Angela Rodrigues Sousa. A visita teve como objetivo a troca de experiências entre a equipe do espaço e a pesquisadora sobre temas como co-parentalidade e guarda compartilhada, abordados em sua pesquisa.
O Laços e Afetos é um segmento cultural de justiça pioneiro no Brasil: “Nós recebemos visitas de vários estados, e a sua disposição de vir e dividir esse saber, não tem preço. Eu só posso lhe dizer o quanto estou agradecida e o quanto isto vai enriquecer todos nós”, afirmou a coordenadora do espaço, desembargadora Lenice Bodstein.
“O trabalho que vocês fazem aqui não é um exemplo só para o Brasil, é um exemplo internacional. E parte da pesquisa que eu estou fazendo é realmente tentar encontrar projetos como esse, que não estão em Porto Rico ou nos Estados Unidos, mas que servem para a gente de exemplo”, destacou Angela Sousa.
Durante a visita, a equipe técnica do projeto apresentou a metodologia adotada, ressaltando a importância da multidisciplinaridade para garantir um atendimento abrangente e eficaz às crianças, adolescentes e idosos encaminhados ao Laços e Afetos por determinação judicial.
Além de conhecer o trabalho realizado no espaço, a pesquisadora apresentou alguns de seus projetos, como a criação do jogo Vínculo e o lançamento do livro Duas Casas, Um Só Coração. “Dentro desse ambiente que nós trabalhamos, especificamente, a separação com divórcio, é um ambiente de conflito, por isso criei o jogo Vínculo, dividido em seis categorias, com dez perguntas ou atividades divertidas que podem ser realizadas no ambiente da nossa clínica, na escola, assim como as famílias podem continuar desenvolvendo nas suas casas. O objetivo de ambos os trabalhos é trazer uma sensibilização de como a criança se sente neste processo”, explicou.
Sobre o Laços de Afetos
O espaço oferece a crianças, adolescentes e familiares um lugar mais acolhedor, onde podem conviver de forma mais lúdica e segura, até que a situação jurídica seja definida. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, para atender questões desde o trabalho de estabelecer vínculos, como em uma investigação de paternidade, até situações mais gravosas, como alienação parental, delitos e abusos. O atendimento é realizado em um local preparado para o trabalho de retorno ao vínculo. O espaço recebe demandas do Foro Central de Curitiba, das Varas da Família, Infância e Juventude e dos Fóruns Descentralizados.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Decreto Judiciário nº 351/2025 altera feriado em Nova Aurora
Decreto Judiciário nº 350/2025 altera feriado em Cianorte
Portaria nº 17/2025 da Comarca de Goioerê
Portaria nº 14/2025 da Comarca de Santa Mariana
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Falecimento da servidora aposentada Lenise Maria Regiani Costa Silvestre