Programação começa no dia 20 de agosto e inclui curso de formação e roda de conversa sobre o Dia Nacional do Patrimônio Histórico
A valorização da memória e do patrimônio histórico será tema de uma série de eventos promovidos pelo Lugar de Memória Juiz Aldo Fernandes (Lume), localizado no Centro Judiciário de Curitiba, entre os dias 20 e 22 de agosto. A iniciativa é realizada em nome do Projeto Inventário Participativo Memória, Verdade e Justiça do Paraná (Profice 2022), juntamente com o Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça (Cemvej) e fundamenta a atuação do Lume na preservação e difusão da história do Judiciário paranaense.
A programação tem início no dia 20 de agosto, às 9h, com a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico (comemorado em 17 de agosto). O evento contará com uma palestra do procurador do Trabalho Rafael Garcia Rodrigues, do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR); uma roda de conversa com a historiadora e coordenadora do projeto “Inventário Participativo: Memória, Verdade e Justiça do Paraná”, Cláudia Cristina Hoffmann; o pesquisador Ygor Sarmanho Vasconcelos; e ex-presos políticos. Estão confirmadas as participações de representantes de órgãos públicos, integrantes de movimentos de preservação da memória e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.
Nos dias 21 e 22 de agosto, será promovido o Curso de Formação no Lume, com horários, respectivamente, às 14h e às 9h, para servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, terceirizadas e terceirizados do TJPR e para a comunidade interessada. O conteúdo, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordará temas relacionados à história, ao patrimônio e à memória institucional. Ainda nesses dias, a programação contará com uma oficina para servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, e terceirizadas e terceirizados do Centro Judiciário de Curitiba.
Preencha aqui o formulário de inscrição para participar do Curso de Formação no Lume. As vagas são limitadas!
O evento contará com a participação dos representantes parceiros do Termo de Cooperação firmados com o Lume, além do Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça (Cemvej), a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Seju), a Defensoria Pública Estadual (DPE-PR) e o Ministério Público Estadual (MPPR).
Sobre o Lume
O Lume foi criado ainda durante as obras de readequação do prédio histórico do Presídio do Ahú e reinaugurado em 15 de dezembro de 2022. O espaço tem como objetivo de ser, além de um testemunho das violações aos Direitos Humanos perpetradas por autoridades do Regime Militar, um lugar de memória, atuando como centro de referência no tema e em defesa da Democracia. O Lume integra a Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), a Rede Latino-americana e Caribenha de Lugares de Memória (Reslac) e a Coalizão Internacional dos Sítios de Consciência.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Portaria nº 13/2025 da Comarca de Palmital
Portaria nº 29/2025 da Comarca de Palmas
Portaria nº 11/2025 da Comarca de Engenheiro Beltrão
Portaria nº 10/2025 da Comarca de Engenheiro Beltrão
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Missa de Sétimo Dia do servidor aposentado Wilson Muniz Reback