Primeiro dia do 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável debate licitações públicas sustentáveis
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Primeiro dia do 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável debate licitações públicas sustentáveis
Primeiro dia do 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável debate licitações públicas sustentáveis

PRIMEIRO DIA DO 6º ENCONTRO DE GESTÃO JUDICIÁRIA SUSTENTÁVEL DEBATE LICITAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS
O uso racional de recursos é um dos pilares da administração do TJPR
A Comissão de Gestão Socioambiental (CASA) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está promovendo o 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável. O evento teve início nesta terça-feira (14/06), nas dependências da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), apoiadora da ação, e foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Ejud.
No primeiro dia, a Dra. Tatiana Camarão, assessora técnica da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), palestrou a respeito de compras públicas sustentáveis. “Alinhado aos princípios da proposta mais vantajosa e da isonomia, deve também ser considerado o desenvolvimento nacional sustentável. Nós temos esse princípio norteando as contratações, mas a lei não possui normas que disciplinem a aplicabilidade desta premissa”, afirma a palestrante. Nesse cenário, cabe às instituições buscar formas de promover essa sustentabilidade.
“O Tribunal tem um papel importante, porque, como órgão público, ele tem o dever de proteger o meio ambiente. A gente trabalha com ações internas e externas para promover a proteção do meio ambiente, o consumo consciente e o uso eficiente dos recursos.”, afirmou Priscilla Kiyomi Endo, membro da CASA-TJPR e integrante do Núcleo de Gestão Socioambiental.
O uso racional de recursos é um dos princípios norteadores do plano de gestão do TJPR, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nos dias 22 e 29 de junho, o evento continua com debates sobre sustentabilidade compartilhada. Participarão órgãos como o Ministério Público do Paraná (MPPR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e o Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), compartilhando iniciativas sustentáveis de cada instituição. Para obter certificação pela Ejud-PR, o(a) participante deve confirmar a presença, tanto na modalidade virtual quanto presencial. Não é necessário inscrição prévia.
Clique aqui para acompanhar o evento no YouTube.
Programação
- 14 de junho, às 14h - Auditório da Ejud-PR (Edifício Pery Moreira, Rua Álvaro Ramos, 150, Centro Cívico, Curitiba) - Abertura do evento com a palestra de Tatiana Camarão, assessora técnica da Presidência do TJMG;
- 22 de junho, às 14h - Salas de treinamento do Ateliê de Inovação (Anexo ao Palácio da Justiça, térreo, Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n, Centro Cívico, Curitiba) - Debate sobre sustentabilidade compartilhada com as Comissões de Sustentabilidade do MPPR, TCE-PR, TJPR, TRE-PR, TRT9 e JFPR.
- 29 de junho, à tarde - Será divulgado em breve.