Notícias

Biblioteca do TJPR recebe doação da obra “Tratado das Terras do Brasil”


BIBLIOTECA DO TJPR RECEBE DOAÇÃO DA OBRA “TRATADO DAS TERRAS DO BRASIL”

Livro histórico irá compor o acervo de Obras Raras da Biblioteca Hugo Simas 

No dia 28 de fevereiro, a Biblioteca Hugo Simas, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), recebeu a doação da obra “Tratado das Terras do Brasil”, do autor Manoel Linhares de Lacerda. Os exemplares dos cinco volumes do livro irão compor o acervo de Obras Raras da biblioteca.

“Nós temos hoje aqui uma relíquia. É uma grande satisfação receber esta obra, que passará a integrar a nossa biblioteca, em especial, o local guardado para aquelas obras históricas”, afirmou o presidente da Comissão de Preservação da Memória do TJPR, desembargador Carvilio da Silveira Filho.  

Publicado na década de 60, o livro aborda a propriedade de terra no Brasil, desde a origem do domínio territorial até os desafios atuais. Segundo o autor, é " uma compilação de dados históricos, velhos tratados, leis, decretos e alvarás que orientam o estudioso para uma perfeita compreensão da matéria”.  

O desembargador Jorge de Oliveira Vargas, também integrante da comissão, falou sobre a importância de ter acesso à publicação. “A obra fala sobre toda a história do domínio das terras do Brasil e termina abordando a reforma agrária. Portanto, é um livro histórico e também atual. Fiquei muito feliz em conhecer a obra e mais feliz de tê-la em nosso acervo.”

Os exemplares foram doados pela família de Manoel Linhares de Lacerda. “Quero agradecer aos desembargadores pelas palavras e quero dizer que é uma honra contribuir com a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná”, afirmou a bisneta do autor, desembargadora Luciana Carneiro de Lara.