Encontro apresentou dados e reflexões sobre o processo de adoção, especialmente sobre os desafios da adoção tardia
O fórum da Comarca de Alto Paraná realizou, na terça-feira (01/07), a 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável. O encontro reuniu, além da equipe do fórum, membros do Ministério Público e profissionais das áreas de Psicologia e Assistência Social. Participaram também do evento casais habilitados à adoção e um casal que teve êxito na adoção tardia de seu filho.
A roda de conversa foi organizada com o intuito de apresentar dados e reflexões sobre o processo de adoção, com ênfase nos desafios da adoção tardia. Os pretendentes foram acolhidos em relação às suas dúvidas e receios sobre o trâmite. Foram abordados temas como o período de espera, a incompatibilidade entre os perfis desejados pelos adotantes e a realidade das crianças aptas para serem encaminhadas às famílias substitutas por meio da adoção promovida pela comarca.
O encontro também buscou sensibilizar os participantes para a possibilidade de flexibilização dos critérios indicados nos cadastros, um dos fatores que limitam o procedimento de adoção. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento do diálogo entre o fórum, o Ministério Público e a comunidade, em uma atuação conjunta voltada à proteção da infância e juventude.
História do Judiciário Paranaense - Desembargador Augusto Lopes Côrtes
Central Interdisciplinar de Acordo de Não Persecução Penal funciona no CEJUSC de Ponta Grossa
Publicado Edital de Concurso para o cargo de Juiz Substituto
Portaria Nº 4/2025 da Comarca de Siqueira Campos
Portaria Nº 22/2025 da Comarca de São Mateus do Sul
Portaria Nº 17/2025 da Comarca da Região Metropolitana de Maringá
Portaria Nº 14/2025 da Comarca de Santa Fé
Revogada Portaria que determinava o fechamento do Fórum de Imbituva em 1º de julho
Falecimento do servidor Oclair Correia da Silva