Grupo de Trabalho do TJPR lança referencial de atuação de interprofissionais
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- RSS Geral Comunicação
- Grupo de Trabalho do TJPR lança referencial de atuação de interprofissionais
GRUPO DE TRABALHO DO TJPR LANÇA REFERENCIAL DE ATUAÇÃO DE INTERPROFISSIONAIS
Material servirá de apoio aos profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social que atuam nas Varas de Infância e Juventude e da Família
O Grupo de Trabalho, composto por profissionais da Psicologia e de Serviço Social do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude e da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Consij-CIJ), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), elaborou um referencial com “Considerações sobre a autonomia técnica e atuação das equipes interprofissionais em processos envolvendo crianças e adolescentes”. O objetivo do material é contribuir como fonte de conhecimento e reflexão para os profissionais da área do Serviço Social e da Psicologia que atuam nas Varas de Infância e Juventude e na Vara da Família.
Na área da infância e da juventude, a presença de assistentes sociais e psicológos é fundamental, pois atuam nos processos envolvendo medidas protetivas para a garantia de direitos de crianças e de adolescentes que têm seus direitos violados, assim como, em procedimentos envolvendo a adoção, tais como a preparação de pretentendes, a colocação em família substittuta e o acompanhamento de estágio de convivência. Já na área das Varas de Famílias, são profissionais importantes em processos de processos de guarda, regulamentação de visitas, alimentos, visitas monitoradas, reconhecimento e negatória de paternidade, abandono afetivo, entre outras demandas. Por isso, o manual traz a atuação das equipes interprofissionais do TJPR como forma de inspirar e aperfeiçoar os próximos profissionais.
O referencial está dividido em três blocos de conhecimento: a contextualização e marcos normativos; temas transversais à área da criança e do adolescente; e abordagens específicas do Serviço Social e da Psicologia quanto ao fazer profissional no Poder Judiciário. Além disso, no material ressaltam-se os princípios e fundamentos da garantia de direitos das crianças, adolescentes e famílias atendidas, pautando aspectos estratégicos e desafiadores da atuação dos(as) profissionais assistentes sociais e psicólogos(as) no âmbito dos processos e atividades desenvolvidas.
Descrição da imagem de capa: Fundo verde escuro e no centro o título com letras brancas escrito: Considerações sobre a autonomia técnica e atuação das equipes interprofissionais em processos envolvendo crianças e adolescentes, ao lado a logo do TJPR.
Do Rolê Cívico à posse de desembargadores. QUEM TRAZ PRA VOCÊ É A COMUNICAÇÃO DO TJ. Tem um acontecimento marcante? Mande pra gente!
|