Comarca de Rebouças instala Bosque da Justiça Cidadã
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de Rebouças instala Bosque da Justiça Cidadã
COMARCA DE REBOUÇAS INSTALA BOSQUE DA JUSTIÇA CIDADÃ
Iniciativa faz parte do Rolê Ambiental, projeto de conscientização ambiental do TJPR
No dia 05 de outubro, a comarca de Rebouças realizou a implementação do Bosque da Justiça Cidadã. O projeto faz parte do Rolê Ambiental criado em 2021 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, nomeado inicialmente como "Bosque dos Desembargadores" em Curitiba.
A implementação do bosque estava prevista para o dia 19 de setembro, porém foi adiada devido ao mau tempo e chuvas durante a semana. Entretanto, neste mesmo dia, foi realizada a premiação do Concurso do Brinquedo Reciclável, com os alunos do Centro Dom João Bosco (CTA) em parceria com o Conselho da Comunidade de Rebouças. Neste concurso, os alunos de 05 a 17 anos, que estudam gratuitamente na instituição em contraturno, confeccionaram brinquedos com materiais inteiramente recicláveis, uma iniciativa de conscientização ambiental sobre o reaproveitamento de materiais e a necessidade da reciclagem, conforme as diretrizes da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com a implementação do bosque realizada no dia 05/10, a comarca contou com a participação do juiz de direito James Byron Weschenfelder Bordigon, o prefeito da cidade, Luis Everaldo Zak, o presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Rebouças, Vanilson Rodrigues Soares, o Presidente do Conselho do Meio Ambiente, Denis Bedernachuk, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Laercio Cipriano Zak, a secretária de Administração e Finanças da Prefeitura de Rebouças, Erlindes Valigura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Solda representando a prefeitura municipal da cidade de Rio Azul. Também estiveram presentes o presidente do Centro de Treinamentos Dom João Bosco, Oldair Krol, a diretora do CTA, Rosemeri de Oliveira Laurindo e os alunos vencedores do concurso de brinquedos recicláveis. Além dessas pessoas, estiveram presentes funcionários do Tribunal de Justiça da Comarca de Rebouças, funcionários do Conselho da Comunidade e algumas pessoas da sociedade.
O objetivo do projeto é criar um espaço que promova a valorização dos membros do Poder Judiciário e, ao mesmo tempo, a integração com a sociedade, incentivando a educação ambiental, o contato com a natureza e sua preservação. Através de parcerias com prefeituras locais, os fóruns recebem doações de mudas de árvores e serviços de jardinagem disponibilizados pelas Secretarias de Meio Ambiente de cada município.