Centro Judiciário de Solução de Conflitos do 2º Grau no TJPR é referência para outros tribunais

O Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, recebeu na tarde de ontem (11) a visita do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, que veio acompanhado do coordenador do  Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), Alexandre Neves e da chefe de gabinete, Adriana Vidal.

Durante a visita houve troca de experiências e de práticas exitosas entre os dois tribunais. O Presidente do TJPR agradeceu a visita e destacou a importância da integração entre tribunais para proporcionar à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.

O grupo veio a Curitiba para conhecer a estrutura e as práticas adotadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2º Grau (CEJUSC), com o intuito de instalar, nos mesmos moldes, o CEJUSC de 2º grau no Tribunal do Distrito Federal.

De acordo com o Desembargador Waldir Leôncio Júnior o TJPR foi o primeiro a ser visitado com essa finalidade, e a escolha foi pelo fato de o Paraná despontar como referência nacional no âmbito dos Juizados Especiais, especialmente no que se refere à mediação e conciliação. E acrescentou: "O Tribunal do Paraná é respeitado pelo seu trabalho e nossas expectativas foram atendidas e superadas. Pretendemos replicar em nosso Tribunal o modelo e as práticas aqui adotadas". O Desembargador agradeceu ainda a oportunidade e a acolhida de sua equipe por todos.

Estavam também presentes ao encontro a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), e Coordenadora Adjunta do CEJUSC (2º grau), Desembargadora Denise Kruger, o Coordenador Geral do CEJUSC (2º grau), Desembargador Luiz Taro Oyama, e Supervisora do CEJUSC (2º grau), Liciane Júnia Baltazar.