TJPR empossa 31 novos juízes substitutos

O Pleno do Tribunal de Justiça foi palco de uma posse histórica na noite desta quarta-feira (26/03), quando 31 novos juízes aprovados no Concurso de Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado do Paraná foram empossados no cargo de juiz substituto.

Após a entrega das togas, procedida pelo presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, juiz Frederico Mendes Júnior, os novos magistrados responderam "assim o prometo!" ao compromisso legal prestado pela juíza Heloisa Mesquita Favaro, prometendo cumprir com honra e retidão as funções do cargo de juiz substituto para o qual foram nomeados, cumprindo a Constituição e as Leis do País.

Em seguida, a secretária do Tribunal, Gianna Maria Cruz Bove Pereira colheu a assinatura dos novos juízes no termo de posse e o Presidente do Tribunal declarou os aprovados empossados no cargo de juiz substituto das respectivas seções judiciárias.

Falando em nome de todos os empossados, Julio Cesar Mikeluti Tanga agradeceu a todos os presentes, ressaltando quão nobre é a função atribuída a eles a partir desse momento. "Não é à toa que o principal ato do juiz é denominado por uma palavra da mesma família etimológica do vocábulo sentimento: sentença. É na sentença que nós fundamentamos e decidimos aquilo que sentimos como justo", afirmou.

Em seu discurso, o presidente da banca examinadora do concurso, desembargador Guido Dobeli, destacou o elevado grau de cultura, conhecimento técnico e domínio do conhecimento jurídico dos aprovados, aos quais pediu licença para, de agora em diante, chamar de amigos e colegas. "Estamos seguros do dever cumprido e da excelência destes novos juízes substitutos ora empossados", declarou o desembargador.

Antes de encerrar o pronunciamento, o presidente da banca examinadora agradeceu a todos os envolvidos no processo seletivo. "Também merecedores do nosso agradecimento, respeito e admiração aos funcionários que nos assessoram nessa difícil tarefa; aos integrantes da comissão do concurso e da banca examinadora e, finalmente, à cúpula diretiva desta Corte, que saúdo na pessoa de seu Presidente, desembargador Guilherme Luiz Gomes, Vice-Presidente, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, Corregedor-Geral, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, que estiveram presentes e atuantes em toda essa trajetória, não nos faltando em um só instante", lembrou. Ao finalizar, o desembargador declamou a antológica "Prece de um Juiz", do magistrado catarinense João Alfredo Medeiros Viana. Clique aqui para ver a íntegra da oração.

Ao dar as boas vindas aos novos juízes, o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, lembrou a grande responsabilidade que os aguarda no exercício de suas funções e aproveitou para compartilhar alguns conselhos. "Todo juiz deve exercer a autoridade com firmeza, mas jamais deixar de cultivar a humildade, pois essa virtude enobrece o ser humano. É imprescindível que o magistrado saiba fundamentar suas decisões baseado na boa doutrina e na jurisprudência, mas que perceba também que para fazer Justiça é igualmente necessário apreciar os fatos com discernimento e aplicar a Lei com equilíbrio e bom senso", disse o Corregedor-Geral.

O Presidente do Tribunal de Justiça agradeceu a todos os desembargadores, juízes e servidores de vários departamentos envolvidos no processo, afirmando que o TJPR recebe os aprovados de braços abertos, com a certeza de que aqueles que foram aprovados nesse concurso aqui permanecerão prestando Justiça à população paranaense. "Que exerçam a judicatura com humildade, com compreensão, com respeito ao ser humano, sempre levando em consideração o fundamento maior da República Federativa do Brasil que é o da dignidade da pessoa humana. Para que ao final, depois de terem cumprido a missão na carreira da magistratura do Estado do Paraná, e ao lado de esposa, filhos e netos, quando forem perguntados o que fizeram em suas vidas, vocês possam responder: nós fizemos Justiça ao povo paranaense", encerrou o presidente.

Compunham a mesa de honra, além das autoridades já mencionadas, o 1º Vice-Presidente, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; a procuradora-geral de Justiça em exercício, Samia Saad Gallotti Bonavides; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes Junior; advogada Iverly Antiqueira Dias Ferreira, representando o  presidente da Ordem dos Advogados do Paraná, Juliano Breda; e o desembargador Roney Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Também estiveram presentes desembargadores, juízes, advogados, familiares e amigos dos empossados.

Designações - Novos juízes substitutos e respectiva comarca: Júlio Cesar Michelucci Tanga (Assaí); Heloisa Mesquita Favaro (Irati); Luis Mauro Lindenmeyer Eche (Irati); Guilherme Mazzucco Portela (Guaratuba); José Eugenio do Amaral Souza Neto (Lapa); Carolina Marcela Franciosi Bittencour (Antonina); Janaina Monique Zanellato Albino (Chopinzinho); Elvis Jakson Melnisk (Castro); Henrique Kurscheidt (São Mateus do Sul); Rafhael Wasserman (Prudentópolis); José Chapoval Cacciacarro (Cornélio Procópio); Vivian Curvacho Faria de Andrade (Bela Vista do Paraíso); Tatiane Bueno Gomes (Palmas); Apoema Carmem Ferreira Vieira Domingues Martins Santos (Realeza); Samantha Barzotto Dalmina (Corbélia); Cintia Graeff (Laranjeiras); Andrea Russar Rachel (Bandeirantes); Maria de Lourdes Araujo Cavalcanti Mundim (Jandaia do Sul); Vinícius Dona de Souza (Colorado); Ivan Buatim (Ivaiporã); Marco Antonio Azevedo Junior (Andira); Leila Aparecida Montilha (Laranjeiras); Hugo Michelini Junior (Ibaiti); Jacqueline Bervian (Dois Vizinhos); Paulo Fabricio Camargo (Loanda); Carlos Eduardo Faisca Nahas (Loanda); Thalita Regina Funghetto (Assis Chateaubriand); Priscila Soares Crocetti (Goioerê); Aneiza Vanessa Costa do Nascimento (Santo Antonio do Sudoeste); Vinícius de Mattos Magalhães (Guaíra) e Luciano Lara Zequinão (Iporã).