TJPR sedia solenidade de posse da nova comissão administrativa do Consepre
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- TJPR sedia solenidade de posse da nova comissão administrativa do Consepre

TJPR SEDIA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA COMISSÃO ADMINISTRATIVA DO CONSEPRE
Solenidade marcou a abertura do Simpósio do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, em Foz do Iguaçu
Começou na quinta-feira (19/12), em Foz do Iguaçu, o Simpósio do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) - Novos Desafios do Poder Judiciário: A experiência Brasil-Itália. O evento é sediado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e reúne magistradas e magistrados brasileiros e italianos, com o objetivo de aprimorar e compartilhar os saberes constitucionais, administrativos, ambientais e penais entre Brasil e Itália.
Na noite de abertura, foi realizada a solenidade de posse da nova comissão administrativa do Consepre. Na ocasião, o desembargador José Laurindo de Souza Netto nomeou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o desembargador Carlos França, como o novo presidente do Conselho.
Em seu discurso, o presidente empossado agradeceu a honra de ter sido escolhido para conduzir o Consepre: “Esta honraria traz uma enorme responsabilidade. Vamos seguir em frente, dando sequência à gestão do desembargador José Laurindo de Souza Netto, mas não atuarei sozinho, atuarei em conjunto com os membros da diretoria e em conjunto com todos os presidentes dos tribunais de Justiça desse país”, afirmou o desembargador Carlos França.
O desembargador José Laurindo de Souza Netto agradeceu a equipe de trabalho que o acompanhou durante a gestão do Conselho e reforçou que a nova Comissão Administrativa está preparada para as mudanças e transformações que são necessárias ao Poder Judiciário. “É necessário dar continuidade àquilo que foi realizado, buscando sempre o melhor caminho. Da minha parte, a vontade é de contribuir para que tenhamos aquilo que perseguimos, e que estejamos cientes que a Justiça Estadual é aquela da qual a sociedade depende, por isso devemos estar sempre unidos”, afirmou o magistrado.
Homenagens
Durante a solenidade, também foi realizada a outorga das medalhas de reconhecimento do Consepre, que homenageia personalidades pela colaboração e pelos excepcionais serviços prestados à Justiça Estadual. Foram agraciados o assessor especial da presidência do Consepre durante o ano de 2022, o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; e o secretário executivo da presidência do Consepre durante o biênio 2021/2022, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça.
Presenças
A mesa de honra da cerimônia também foi composta pelos desembargadores presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais; pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dr. Marcello Terto e Silva; o controlador-geral do Estado do Paraná, dr. Raul Clei Coccaro Siqueira; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), dr. Frederico Mendes Júnior; a vice-presidente da AMB, dra. Patrícia Machado Carrijo; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), dr. Jederson Suzin; a vice-consul da Itália em Curitiba, dra. Maria Salamandra; e o procurador-geral do Município de Foz do Iguaçu, dr. Osli de Souza.
Nova Comissão Administrativa do Consepre
A nova comissão administrativa é composta pelos excelentíssimos presidentes dos Tribunais de Justiça Estaduais:
Desembargador Carlos França (TJGO) - Presidente do Consepre;
Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJRO)- Vice-Presidente do Consepre;
Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira (TJMA) - Vice-Presidente de Relações Institucionais; Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira (TJRS) - Vice-Presidente de Cultura; Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho (TJMG) - Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia.
Assista a íntegra da cerimônia que foi transmitida pelo canal oficial do Consepre no Youtube.