Evento de comemoração aos 35 anos da posse de magistrados

EVENTO DE COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DA POSSE DE MAGISTRADOS
Por desembargador Robson Marques Cury
Foi com grande alegria e muita emoção que as magistradas e os magistrados da turma do concurso público de 1990, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, se reuniram, no dia 21 de junho de 2025, no restaurante Trattoria Porcini, na majestosa cidade de Curitiba-PR, em solenidade para a comemoração de 35 anos de carreira - bodas de coral - dedicados à magistratura.
Três décadas e meia representam muito mais do que o transcurso do tempo: simbolizam perseverança, firmeza de propósito e um compromisso inabalável com a Justiça e com o Estado Democrático de Direito.
Ao longo desse percurso, cada decisão proferida, cada audiência conduzida e cada escolha tomada refletiram não apenas a aplicação técnica da lei, mas também a sensibilidade humana exigida para realizar o verdadeiro ideal de Justiça.
Foram 35 anos de desafios diários, de aperfeiçoamento constante e de defesa intransigente dos princípios constitucionais que sustentam nossa sociedade.
Esse legado inspira gerações de magistradas e magistrados e reafirma a relevância do Poder Judiciário como guardião dos direitos e garantias de todos os cidadãos, os quais podem confiar com segurança em nossa Justiça.
Essa celebração representa também um momento de renovação, de energia, de esperança e de propósito para continuar escrevendo páginas de integridade e de sucesso.
Cumpre registrar, ainda, que o desembargador Rosaldo Elias Pacagnan proferiu um emocionante discurso, conduzindo uma bela oração de agradecimento, que tocou a todos os presentes e selou com reverência a significativa solenidade, lembrando a todos de que devemos tudo a Deus, o juiz dos juízes.
Compareceram ao evento o desembargador Francisco Eduardo Gonzaga De Oliveira; o desembargador Antônio Carlos Ribeiro Martins; o desembargador substituto Benjamim Acacio de Moura e Costa; o desembargador substituto Carlos Henrique Licheski Klein; a juíza aposentada Christine Kampmann Bittencourt; a desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari; a desembargadora substituta Denise Hammerschmidt; o desembargador e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra; o juiz aposentado João Vicente de Oliveira; a juíza Joseane Ferreira; o juiz Mario Carlos Carneiro; o desembargador e ex-corregedor da Justiça Mario Helton Jorge; a desembargadora e atual corregedora de Justiça Ana Lúcia Lourenço, a juíza Monica Fleith; o desembargador e ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aposentado Nefi Cordeiro, o desembargador substituto aposentado Osvaldo Nallim Duarte; o desembargador Rogerio Ribas; o desembargador Rosaldo Elias Pacagnan; o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Adalberto Jorge Xisto Pereira; o desembargador Sérgio Luiz Kreuz e o desembargador e ouvidor geral José Américo Penteado de Carvalho.
Entre os presentes, o evento foi marcado pela alegria e pela emoção do reencontro. Afinal, havia colegas que não se encontravam há anos e puderam, em tal data, comemorar os 35 anos de carreira em comunhão. Todos mostravam um semblante de júbilo pela dádiva dessa comemoração.
Celebraram à distância o desembargador Joscelito Giovani Cé; o juiz aposentado Orestes Dilay; o desembargador Péricles Bellucci De Batista Pereira; o juiz Roberto Luiz Santos Negrão; o desembargador Luiz Henrique Miranda; o desembargador Paulo Damas; a desembargadora Lilian Romero; o desembargador e ex-vice presidente do TJPR e ex-presidente do TRE-PR Wellington Emanuel Coimbra De Moura; o desembargador Fernando Paulino Da Silva Wolff Filho; o desembargador e ex-corregedor de Justiça Vítor Roberto Silva; o desembargador e ex 2º vice-presidente do TJPR Fernando Antônio Prazeres; a juíza Marcelise Weber Lorite; o desembargador Márcio José Tokars, o desembargador Marco Antônio Antoniassi, o juiz aposentado Joaquim Pereira Alves; o juiz aposentado Magnus Venicius Rox; o juiz Helder José Anunziato; a desembargadora Themis Almeida Furquim; o desembargador Francisco Cardozo Oliveira e a desembargadora Dilmari Helena Kessler.
Homenageados, “in memoriam”, o juiz Noedi Bittencourt Martins e o juiz Rosselini Carneiro.
Como num grande quebra-cabeça, cada uma das magistradas e cada um dos magistrados do concurso de 1990 constitui peça insubstituível dessa turma tão especial.
Salienta-se ainda que esta turma conta atualmente com 24 desembargadores, fato que engrandece ainda mais a comemoração e ressalta a expressiva contribuição coletiva de seus integrantes para o Poder Judiciário.
Celebrar 35 anos de magistratura é reverenciar cada sentença que protegeu direitos, cada madrugada em plantões judiciários devotada à justiça e cada vida transformada pela firmeza equilibrada da lei. Parabéns por trilharem, com dignidade e coragem, uma jornada tão nobre e inspiradora.
O Judiciário Paranaense agradece pelo serviço prestado aos jurisdicionados ao longo de toda essa trajetória, formulando votos de que os próximos anos sejam igualmente fecundos em conquistas, saúde e satisfação pessoal.
Com a colaboração na pesquisa e redação da desembargadora substituta Denise Hammerschmidt, organizadora do evento.