Ponta Grossa receberá novo Juizado de Violência Doméstica e Familiar
PONTA GROSSA RECEBERÁ NOVO JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
A instalação amplia a rede de enfrentamento à violência de gênero
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aprovou, em sessão do Órgão Especial, a instalação do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ponta Grossa. A decisão visa ampliar a proteção e o amparo às mulheres vítimas de violência, reforçando o compromisso do Poder Judiciário estadual com o enfrentamento à violência de gênero.
Além de ampliar a capacidade de atendimento, a instalação deste 2º Juizado, em Ponta Grossa, fortalece a rede de apoio e de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. A presença de mais uma unidade especializada dedicada aos casos de violência doméstica e familiar é crucial para assegurar que as demandas das vítimas sejam tratadas com a devida urgência e sensibilidade. Dessa forma, contribuindo para a quebra do ciclo de violência e para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Em 2024, o Paraná promoveu as instalações do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cascavel, e do 4º Juizado de Curitiba. Com a nova unidade de Ponta Grossa, o estado passará a contar com 13 Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, reafirmando o comprometimento com a proteção dos direitos das mulheres e a erradicação da violência de gênero no estado.
Estes avanços são fundamentais para oferecer uma resposta ainda mais ágil e especializada, garantindo que as vítimas recebam o atendimento necessário de forma célere. A ampliação consolida uma rede de Justiça que atenda de forma eficiente e humanizada às necessidades das vítimas, promovendo um ambiente mais seguro e inclusivo para todas as mulheres.