Inspeção ordinária do CNJ no TJPR é finalizada Falecimento do servidor aposentado Oswaldo Mazzali
A inspeção ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), seguindo a recomendação da Portaria nº 03/2024 do CNJ, iniciou na segunda-feira (04/03) e se encerrou na sexta-feira (08/03), com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. “Estamos realizando essas inspeções para auxiliar os tribunais, mas também identificando as boas práticas, como vimos aqui, com o NatJusGPT”, anunciou o ministro, durante a sessão de encerramento no Tribunal Pleno do TJPR no fim da tarde de sexta-feira. “Muito obrigado por termos trocado ideias durante esta semana”, agradeceu o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
Os trabalhos forenses e os prazos processuais não foram suspensos durante a visita da equipe do CNJ, e o Tribunal funcionou normalmente. O objetivo da inspeção foi a verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do TJPR. Durante a sessão de encerramento foram apresentadas pelo coordenador do Ateliê de Inovação do TJPR, Leonardo Fogaça, iniciativas e boas práticas do TJPR, como o NatJusGPT, um instrumento de inteligência artificial generativa na judicialização da saúde.
O magistrado auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador dos trabalhos de inspeção, desembargador Fábio Uchôa Montenegro, informou que a inspeção teve início há mais de um mês, através de análise dos procedimentos de atuação do TJPR. Durante as inspeções presenciais nas unidades administrativas e judiciais, assim como nas serventias extrajudiciais, os avaliadores do CNJ tentaram corrigir, ajudar ou solucionar problemas que foram incluídos no relatório que será apresentado ao plenário do CNJ. O conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair, também participou da avaliação do Tribunal paranaense.
Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia de encerramento da inspeção: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; o conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff; o procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia; o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB/PR), Marilena Indira Winter.
Descrição da imagem de capa: foto do auditório do Tribunal Pleno com a mesa principal formada por autoridades e, na imagem ampliada em vídeo, o ministro Luis Felipe Salomão.
JURISPRUDÊNCIA
É com pesar que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) informa o falecimento do servidor aposentado Oswaldo Mazzali, no dia 15 de maio. A cremação ocorreu no dia 16 de maio, no Crematório Perpétuo Socorro.
O servidor era pai do juiz de direito Marcelo Mazzali e atuou como escrivão do Cível na Corte paranaense.
O TJPR expressa sua solidariedade aos familiares e amigos, desejando conforto e serenidade neste momento de profunda tristeza.