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Ouvidoria-Geral comemora seis anos de implantação

Legenda Foto: Tamyris Dunaiski

OUVIDORIA-GERAL COMEMORA SEIS ANOS DE IMPLANTAÇÃO

Em um evento com a presença do Presidente do TJ-PR, a Ouvidora-Geral explicou como é o trabalho realizado pela unidade para garantir o acesso à informação

A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) realizou nesta terça-feira (10/10) um evento em comemoração aos seis anos de implantação da unidade, que foi criada no dia 5 de setembro de 2011. Na ocasião a Desembargadora Lenice Bodstein, Ouvidora-Geral do TJ-PR, mostrou as instalações e processos de trabalho atuais a membros da Cúpula Diretiva e a magistrados que contribuíram para a sua consolidação como uma ferramenta de acesso à informação.

O Presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega, ressaltou a importância da Ouvidoria na estrutura do Poder Judiciário do Paraná. “É um canal de comunicação entre a sociedade e o Tribunal de Justiça. Aqui se exerce a cidadania em sua plenitude, e agora tem um papel ainda mais importante com a Lei de Acesso à Informação”, afirmou.

Presenças

Estavam presentes o 1º Vice-Presidente, Desembargador Arquelau Araujo Ribas; a 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima; a Ouvidora Substituta, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço; os Desembargadores Paulo Roberto Vasconcelos, Sônia Regina de Castro, Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e o Desembargador aposentado Noeval de Quadros. O evento também contou com a presença do Juiz Auxiliar da Presidência Horácio Ribas Teixeira e dos Juízes Vânia Maria da Silva Kramer, Alexandre Barbosa Fabiani e Guilherme Frederico Hernandes Denz, que estiveram à frente da Ouvidoria em gestões anteriores, recebendo uma homenagem pelo trabalho desenvolvido.

O que faz a Ouvidoria-Geral

A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná recebe sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades do Poder Judiciário e sobre eventuais erros ou abusos de autoridades judiciárias de 1º e 2º graus, seus auxiliares, servidores do foro judicial, agentes delegados do foro extrajudicial e funcionários da justiça, encaminhando essas manifestações aos setores administrativos competentes. Os esclarecimentos são prestados da forma mais célere possível, oferecendo um posicionamento institucional acerca das questões apresentados pelos cidadãos.

Os interessados devem realizar o registro da manifestação por meio virtual, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Também podem ser atendidos através do telefone 0800-200-1003 ou, ainda, se dirigir pessoalmente à Ouvidoria-Geral, localizada no 3º andar do Prédio Anexo do Palácio da Justiça, portando a carteira de identidade (RG) e documentos que comprovem os fatos alegados. O atendimento presencial é realizado das 12 h às 18 h.

Existe também um aplicativo “Web App” para smartphone, que facilita o preenchimento do formulário a qualquer momento pelo usuário, proporcionando também a consulta ao andamento da manifestação.

Acesse a página da Ouvidoria-Geral para mais informações.