TJPR alerta para golpes envolvendo falsas intimações

Legenda

TJPR ALERTA PARA GOLPES ENVOLVENDO FALSAS INTIMAÇÕES

Golpistas encaminham e-mail com uma intimação anexa que pode conter código malicioso 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) alerta para golpe de falsa intimação identificado na Serventia de Registro de Imóveis na Comarca de Iporã. O caso em específico utilizou o nome do agente delegado da região para aplicação da fraude.  

Na ocasião, os golpistas encaminham um e-mail à vítima informando que foi protocolado no serviço de registros da comarca um processo judicial sob o CNPJ dela, e que, conforme determinação do juiz responsável, a presença da pessoa é requerida no fórum do município e o não comparecimento resulta em sanções. Abaixo do e-mail é disponibilizado um link com a mensagem “acesse o documento”, tratando-se de um código malicioso. 

O TJPR divulga orientações sobre como identificar e-mails maliciosos:  

  • Verifique o remetente – Confirme se o e-mail vem de um endereço legítimo. Desconfie de remetentes desconhecidos ou inesperados.  
  • Analise o conteúdo – Erros gramaticais, urgência exagerada e ofertas boas demais são suspeitas.  
  • Passe o mouse sobre links – Confira o destino antes de clicar. Links encurtados podem esconder destinos perigosos.  
  • Desconfie de anexos – Evite abrir arquivos desconhecidos, especialmente aqueles com extensão .exe, .js, .bat.  
  • Cheque assinaturas – Empresas confiáveis usam assinaturas padronizadas.  

Em casos de suspeita de um e-mail malicioso, marque como phishing ou lixo eletrônico e registre um Boletim de Ocorrência na delegacia ou online pelo site da Polícia Civil

Receber um e-mail em nome do TJPR repentinamente, e não reconhecer a necessidade daquela informação ou solicitação, pode ser mais um sinal de golpe. 

CONSULTA PROCESSUAL
JURISPRUDÊNCIA
Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia
DIÁRIO DA JUSTIÇA
PRECATÓRIOS