O PROGRAMA

Desde 1993, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desenvolve o programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola, coordenado pela 2ª Vice-Presidência. Saiba um pouco mais sobre a história do Programa:

Com o objetivo de oferecer noções básicas de Justiça e Cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário a alunos da rede pública municipal de ensino, o Programa busca garantir aproximar as crianças e a sociedade do Poder Judiciário. 

A iniciativa, criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), atualmente é desenvolvida em diversos estados em todo o Brasil e segue algumas etapas e critérios já pré-estabelecidos pela AMB.

ETAPAS

Na primeira, as Escolas de Curitiba e os Juízes das Comarcas do Interior do Estado recebem as cartilhas distribuídas pela 2ª Vice-Presidência. A leitura, o trabalho e a aplicação dos conteúdos ficam a cargo das professoras e professores, que assim o fazem em sala de aula.

Com o conteúdo lido e trabalho, os voluntários, entre eles Juízes(as), Advogados(as), Promotores(as) e Defensores Públicos(as), vão até as Escolas para um bate-papo e ministração de palestras às crianças.

A terceira etapa consiste na produção de trabalho e/ou atividades práticas sobre os conteúdos ministrados.

Na quarta fase do programa, os alunos comparecem ao Tribunal ou Fórum, para conhecer as estruturas do Poder Judiciário. Nesta mesma oportunidade, é realizada a premiação dos melhores trabalhos produzidos.

 

COMO PARTICIPAR?

Todo o trabalho de visita e recepção dos alunos é voluntário. Por isso, a 2ª Vice-Presidência conta com o apoio constante de Juízes (as), Advogados (as), Promotores (as) e Defensores (as) Públicos (as) para participarem.

Se você exerce algum desses cargos e tem interesse na participação, encaminhe um email para: 2vice@tjpr.jus.br.

Abaixo disponibilizamos as orientações gerais para que você entenda melhor sobre a sua atuaçã enquanto voluntário do Programa.

 

Em Curitiba, as Escolas que participam anualmente são pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação. Para maiores informação, entre em contato diretamente com a Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

Nas cidades do interior do Estado, a organização com as Secretarias Municipais é realizada diretamente pelo Juiz da Comarca. Para maiores informações, entre em contato diretamente com a Magistrada ou Magistrado de sua cidade!

MATERIAL DE APOIO

Todo o trabalho é apoiado pela Cartilha da Justiça. Nela, o personagem Brasilzinho apresenta aos alunos a organização do Estado brasileiro, a repartição entre os Poderes e as atribuições de cada um deles. Ensina também os direitos e deveres inerentes a todos os brasileiros.

Leia abaixo a última edição da Cartilha da Justiça:

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

@2vicetjpr

2ª Vice-Presidência TJPR

2ª Vice-Presidência do TJPR