TJPR inicia segunda edição do Fórum Internacional de Integridade PRESIDENTE DO TJPR RECEBE COMITIVA DA COMARCA DE SANTA FÉ
TJPR INICIA SEGUNDA EDIÇÃO DO FÓRUM INTERNACIONAL DE INTEGRIDADE
Temas como ética, governança, diversidade, inclusão e inteligência artificial são debatidos durante a programação
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) abriu, na tarde de quinta-feira (17/10), a segunda edição do Fórum Internacional de Integridade. Até a sexta-feira (18/10), os participantes debaterão temas como integridade, governança, ética, diversidade e inclusão, além de mudanças e efeitos trazidos pela inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário. O objetivo é aprofundar a discussão sobre os temas, explorando como eles podem contribuir para a melhoria das práticas judiciais e promover um ambiente mais ético e transparente.
Durante a solenidade, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou o comprometimento do Judiciário paranaense com a cultura da integridade. “Nós internalizamos esse conceito e estamos nos preocupando, absolutamente, com esta cultura. São princípios que precisam ser revisados e cultivados todos os dias”, afirmou o presidente.
O diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, também falou sobre a importância do evento: “realizar este fórum é um motivo de muita alegria. São temas importantes e atuais que precisam estar presentes, naturalmente, em cada relação e em cada ato no Tribunal. Será um grande momento para debater essa temática”.
Presente na cerimônia, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenadora do Comitê de Integridade do Poder Judiciário, Daniela Pereira Madeira, ressaltou o pioneirismo do TJPR. “Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça do Paraná pela realização deste fórum, porque é um evento que nos convida a refletir profundamente sobre temas essenciais e transformadores dentro do escopo da integridade”, apontou a conselheira.
Programação
Durante dois dias, os debates são conduzidos por especialistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais, e incluirão a apresentação de boas práticas adotadas por outros órgãos públicos. O intercâmbio de conhecimentos e experiências visa promover ideias inovadoras e eficazes para enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados a essas temáticas no Sistema Judiciário, possibilitando avanços significativos e gerando impactos positivos na sociedade.
“A integridade sempre traz benefícios em prol da qualidade de vida das pessoas. Quando olhamos, ao final do dia, e vemos que a vida das pessoas está melhorando a partir de uma eficiência da administração pública, isso é a própria razão de ser do estado. O Poder Judiciário trazendo para si essa responsabilidade de implementar um programa de integridade e dar o tom de correção em relação à atuação dos seus membros. Isso é fundamental”, destacou o coordenador científico e palestrante do evento, Marcelo Zenkner.
Confira a programação completa do II Fórum Internacional de Integridade.
Presenças
A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira; vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares; e a controladora-geral do Estado do Paraná, Letícia Pereira da Silva.
JURISPRUDÊNCIA
PRESIDENTE DO TJPR RECEBE COMITIVA DA COMARCA DE SANTA FÉ
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, recebeu, na quinta-feira (12/09), a visita de uma comitiva da Comarca da cidade de Santa Fé no norte do Paraná. A visita teve como intenção tratar sobre a elevação da Comarca de Santa Fé.
Estiveram presente o sr. Rubens Bueno, presidente Estadual do partido Cidadania; sr. Fernando Brambilla, prefeito da cidade de Santa Fé; dra. Cecília Brambilla, advogada; sr. Thiago de Resende, chefe de gabinete de Santa Fé; dr. Helton Juvêncio da Silva, advogado; dr. Siney Eduardo da Silva, advogado; dra. Estefanie Ribeiro de Sá, advogada; sr. Marcondes Araújo da Costa, prefeito da cidade de Munhoz de Melo; sr. Fábio Chicaroli, prefeito da cidade de Lobato; sra. Fabíola Chicaroli, secretária de Ação Social da cidade de Lobato; sr. Rogério Aparecido Bernardo, prefeito da cidade de Ângulo; sr. Antônio Emerson Sette, prefeito da cidade de Flórida; sr. Clodoaldo Aparecido Rigieri, prefeito da cidade de Nossa Senhora das Graças; dr. Eder Fabrilo Rosa, presidente da OAB Maringá; dr. Pedro Henrique Souza, tesoureiro da OAB Maringá; dra. Marilena Indira Winter, presidente da OAB Paraná; dr. Amauri Sergio Santoro Felipe, presidente da Subseção OAB em Nova Esperança e os senhores Bento e Fernando, assessores do deputado estadual Alexandre Curi.