Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Educação para a igualdade de gênero é o tema do XI Fonavid


Educação para a igualdade de gênero é o tema do XI Fonavid
Evento reúne magistrados brasileiros em São Paulo e discute caminhos para o fim da violência doméstica contra a mulher
Qua, 06 Nov 2019 12:27:53 -0300

De 5 a 8 de novembro, São Paulo/SP sediará o XI Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica contra a Mulher (Fonavid). Neste ano, o tema principal do evento é “Educação para a equidade de gênero: um caminho para o fim da violência doméstica contra a mulher”

Pela primeira vez, o Fórum terá a participação do público externo – a iniciativa permite a ampliação e o enriquecimento dos debates ao abrir o evento às novas perspectivas a respeito da prevenção e do combate à violência de gênero contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.

Educação, igualdade, alteridade e rupturas

No primeiro dia do XI Fonavid, a empresária e atriz Luiza Brunet fará a palestra “Superando a violência”. No dia seguinte, abordando o tema “Alianças estratégicas: setores público e privado unidos para o fim da violência de gênero”, participarão do evento a psicóloga e coordenadora do Instituto Avon, Mafoane Odara, e a empresária e presidente da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.

Ainda no segundo dia, os participantes participarão de palestras com os seguintes temas: 

• “Humanidade, cadê? Educação, gênero e equidade”;
• “Gênero, violência e comunicação social: o papel (de)formativo da imprensa”;
• “O espelho no escuro: alteridade, gênero e interseccionalidades” e
• “Feminicídio sob a mira: educação é o alvo”.

Os dois últimos dias de evento serão restritos à magistratura. Neles serão realizadas abordagens sobre a atuação dos juízes e juízas nas áreas cível e criminal, além de trocas de experiências a respeito de boas práticas e do tratamento multidisciplinar do tema. No último dia do Fonavid, a escritora e historiadora Mary del Priore participará da Conferência Magna “A família brasileira ontem e hoje: rupturas e permanências”.

Comitê Executivo presidido por representante do TJPR

O Fonavid tem como missão promover ações que resultem na prevenção e no enfrentamento eficaz à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do aperfeiçoamento e do compartilhamento de experiência entre os magistrados que o compõem. Trata-se de um momento de união da magistratura brasileira na luta contra a violência de gênero contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. O evento reforça a importância da participação igualitária de juízes e juízas no debate sobre o tema.

O Comitê Executivo do XI Fonavid é presidido pelo juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), atuante em Foz do Iguaçu, no interior do Estado. O Fórum também reúne o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), que tem como primeira-secretária a Desembargadora Lenice Bodstein (TJPR). O evento em São Paulo marca o encerramento da gestão da Desembargadora Maria Erotides Kneip (TJMT) na presidência do COCEVID.

---

Acesse a programação completa do XI Fonavid: https://www.tjsp.jus.br/fonavid.
 



CIDADÃO

ADVOGADO

IMPRENSA

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Prazos e Suspensões no TJPR Prazos e Suspensões no TJPR

Clipping Clipping