Destaques

CONSULTA PROCESSUAL
JURISPRUDÊNCIA
Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia
DIÁRIO DA JUSTIÇA
PRECATÓRIOS

CNJ abre consulta pública sobre Política Nacional da Pessoa com Deficiência no Judiciário

Legenda

CNJ ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE POLÍTICA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO JUDICIÁRIO

A consulta estará aberta até o dia 21 de julho e podem participar pessoas físicas e jurídicas 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Comitê de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial, abriu consulta pública para receber sugestões sobre o texto da futura Resolução que instituirá a Política Nacional da Pessoa com Deficiência no âmbito do Poder Judiciário. A consulta está aberta até o dia 21 de julho, e podem participar pessoas físicas e jurídicas com interesse reconhecido na temática. 

 A minuta da resolução propõe diretrizes para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência no Judiciário, com foco na acessibilidade, inclusão e enfrentamento ao capacitismo, conforme os preceitos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). O conteúdo está estruturado em 10 capítulos e se destina a magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, terceirizadas e terceirizados, aprendizes, usuárias e usuários dos serviços judiciais e extrajudiciais. 

 Os participantes da consulta pública terão acesso ao texto da minuta e a um formulário on-line, por meio do qual poderão sugerir alterações ou exclusões de dispositivos existentes, indicando o item correspondente, a proposta de substituição (se houver) e a respectiva justificativa. Será possível também propor novos dispositivos a serem incluídos na minuta, indicando o conteúdo sugerido, o local de inserção e a justificativa. 

Acesse a minuta. 

Participe da consulta pública.