JOVENS PROMISSORES

 

 

O Programa

O Programa Jovens Promissores iniciou-se no ano de 2017, como um dos projetos voltados para a área de Cidadania no âmbito da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

O público-alvo são os adolescentes de 14 a 18 anos de idade em situação de medida protetiva, socioeducativa ou de grande vulnerabilidade econômico-social de Curitiba e Região Metropolitana.

O objetivo do Programa Jovens Promissores é facilitar o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes, a fim de que, quando completarem a maioridade, tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo das suas vidas.

 

Como funciona

O Programa oferece encontros presenciais semanais, com duração de 2h30min, ao longo de aproximadamente 16 semanas. As turmas são compostas por 25-30 jovens, que participam de círculos restaurativos, palestras e oficinas temáticas.

São disponibilizadas duas turmas anualmente, uma no primeiro semestre, geralmente de abril a junho e outra turma que se inicia em agosto e vai até novembro. No início de dezembro, ambas as turmas participam de uma solenidade de formatura, com entrega de certificado.

O Programa Jovens Promissores é gratuito, ficando apenas a cargo da instituição/jovem arcar com os custos de transporte.

A cada encontro é ofertado um lanche para os jovens.

 

Metodologia

Os círculos restaurativos fazem parte da metodologia aplicada na Justiça Restaurativa, os quais estimulam o raciocínio sobre temas relevantes para o grupo em um ambiente seguro e acolhedor, onde os jovens são incentivados a construir coletivamente regras e diretrizes para convivência do próprio grupo, com ênfase no resgate de valores éticos e morais, voltados também para o fortalecimento da autonomia e autoestima individual.

A programação das oficinas e palestras muda periodicamente, conforme as necessidades identificadas pela equipe para a formação dos jovens. Nas últimas turmas, algumas temáticas foram recorrentes, tais como: educação financeira promovida por contadores habilitados pelo Conselho Regional de Contabilidade; aulas de educação sexual, lecionadas por psicóloga parceira especializada em sexologia; oficinas vocacionais, com a apresentação das profissões e cursos disponíveis no mercado de trabalho, promovidas por psicólogas parceiras e sócias de empresa especializada em testes vocacionais; palestras com temáticas antidrogas, obrigações e direitos trabalhistas, meios de acesso à instituições pública, etc.

Alguns dos encontros acontecem na sede do CIEE/PR (Centro de Integração Empresa-Escola) e lá os jovens são orientados por profissionais treinados a como se portar numa entrevista de emprego e como podem encontrar vagas disponíveis.

Além disso, por meio de uma parceria exclusiva do CIEE/PR com o TJPR, os jovens participantes do Programa são encaminhados para realizar os cursos oferecidos pelo próprio CIEE/PR para futura colocação profissional.

Esclarece-se que a participação no Programa Jovens Promissores não garante emprego aos beneficiários. Contudo, a equipe da 2ª Vice-Presidência, em um esforço conjunto com os parceiros, realiza buscas de vagas disponíveis, de acordo com as habilidades e interesses pessoais dos jovens, e as encaminha às casas de acolhimento e também aos jovens.

 

Inscrições

As instituições de acolhimento, de cumprimento de medidas socioeducativas ou, ainda, grupos que atendam jovens de vulnerabilidade social que tenham interesse em inscrever jovens no programa, poderão entrar em contato com a 2ª Vice-Presidência, por meio dos seguintes canais:

Telefone: (41) 3200-2775                                    

E-mail: 2vice@tjpr.jus.br