Submissão Submissão

 

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos a serem submetidos à Revista Gralha Azul. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX), e ser enviado por correio eletrônico (gralhaazul@tjpr.jus.br). O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto, proceda a devida correção gramatical antes do envio.

Serão aceitas submissões de no máximo quatro (4) autores por Artigo.

 

SUBMISSÃO

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por meio de termo próprio, que deverá constar em anexo juntamente com o artigo científico submetido para o e-mail da revista.

 

NORMAS PARA PREPARAÇÃO

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Gralha Azul. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento deverá ser enviado por correio eletrônico. O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto proceda a devida correção gramatical antes do envio.

1. DIGITAÇÃO

1.1 Instruções para Digitação
Utilize o editor de texto Word, formato DOC ou DOCX. 
 
a. Dimensões: Deve ser submetido em papel A4 (21x29,7 cm), em formato vertical (“orientação retrato” na configuração de página de seu computador). A não adequação do seu artigo as normas aqui apresentadas resultará em sua rejeição.
 
b. Extensão: Os trabalhos deverão ter um mínimo de dez (10) e o máximo de vinte (20) páginas.
 
c. Margens e colunas: Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:
- Margens direita e esquerda: 1,50 cm.
- Margem superior: 2,85 cm.
- Margem inferior: 3,00 cm
- Espaçamento entre as colunas: 0,60 cm.
 
Deve ser utilizado um espacejamento simples entre as linhas. Os textos deverão ser digitados em duas colunas com 8,7 cm. No entanto, o título do trabalho, nome, endereço e resumo devem estar numa única coluna, com no máximo 15 cm de comprimento, e também possuir entrelinhamento simples entre cada parágrafo. Pule uma linha entre cada parágrafo e evite iniciar uma nova coluna com a última linha do parágrafo anterior.
Utilize entrada de parágrafo de 1,25cm.
 
d. Tamanho da Fonte: Use a fonte Times New Roman, com os corpos 14 [para o título do trabalho], 12 [título das seções], 10 [endereçamento, legenda de imagens e tabelas, resumos em português e inglês e referências] e 11 [para o nome do(s) autor(es) e o corpo do trabalho incluindo as referências ]. Não use texto manuscrito.
 
1.2 Formatação
a. Título/Autor/Endereço: As informações sobre o título e autor(es) devem aparecer, centralizadas, apenas na primeira página com 2,85 cm do topo da página. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 15 palavras, tanto em Português como em Inglês. 
Pule uma linha e escreva, também em negrito, o nome do(s) autor(es) usando letras maiúsculas e minúsculas. Após o nome de cada autor, acrescente nota de rodapé (somente nesta primeira página), apontando cargo, instituição, graduação e o endereço e o email. Sendo que autores de uma mesma instituição devem ter a mesma nota de rodapé.
 
b. Palavras-chaves/Resumo: Pule uma linha para separar o contato dos resumos tanto em português, como em inglês. As palavras-chaves devem ser alinhadas no formato justificado, em coluna única, e localizadas uma linha após o resumo. Escreva no máximo quatro (4) palavras-chaves separadas por ponto final. O resumo deve conter de 100 a 250 palavras para cada versão [português e inglês] e tanto resumo como abstract não devem ultrapassar a primeira página do artigo. As palavras-chaves devem vir em ordem alfabética.
 
c. Texto do trabalho: Inicie o texto na segunda página com colunas e faça a devida formatação. Para isto, vá ao comando “Layout”, no topo da tela de seu computador, e selecione a opção “Quebra”. Marque em “quebra de seção contínua”. Em seguida, também no topo da tela, vá ao comando “Layout”, no comando “coluna”, indique “duas” e certifique-se que elas estejam com 8,7 cm de largura e 0,6 de espacejamento entre elas. Feito isto você estará pronto para iniciar a digitação do corpo do texto. 
Pule uma linha após o Capitulo e inicie o texto. Mantenha o texto alinhado sempre “Justificado”, sem hifenização. Numere os capítulos (1, 2, 3...) e subcapítulos (1.1, 1.2, 2.3...). Se a última página do trabalho não estiver completa, distribua o texto nas duas colunas de forma a que apresente uma extensão de aproximadamente igual tamanho.
 
d. Agradecimentos: Caso seja necessário incluir agradecimentos, coloque-os antes das referências sob o título “AGRADECIMENTOS”.
 
e. Notas de rodapé: Não devem ser incluídas. Caso seja necessário, inclua-as no corpo do texto. Outras informações podem ser incluídas após os AGRADECIMENTOS como Notas Finais.
 
1.2 Numeração das Páginas
As páginas não devem ter numeração. Cada Trabalho deverá ter de 10 (dez) a 20 (vinte) páginas.
 

2. ESTILO DO TEXTO

2.1. Títulos
Siga o estilo dos títulos constante nesta folha de instrução. Eles devem seguir a seguinte orientação:
 
a. Capítulos: Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas, tamanho da fonte 13 (p.ex. ESTILO DO TEXTO), com uma linha antes e outra após.
 
b. Subcapítulos: Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas e tamanho da fonte 12 (p.ex. 2.1. Títulos), com uma linha antes e outra após.
 
c. Sub-subcapítulos: Devem ser digitados em itálico, tamanho da fonte 12 com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. Capítulos), com uma linha antes e outra após. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula, a menos que o título seja constituído por nomes próprios.
 
2.2 Referências
As referências devem ser localizadas no final do texto, listadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, sem espacejamento entre as referências. Siga as normas da ABNT, como mostrado no item 4. (Referências) deste modelo.
 
2.3 Citações
As citações no texto colocadas entre parênteses devem conter o sobrenome do autor em maiúscula e o ano da publicação (p.ex. (SOARES, 1999)). As citações inseridas no corpo do texto deverão apenas ter a inicial em maiúscula, além de, ano de publicação entre parênteses (p. ex. De acordo com Soares (1999)).
As citações diretas (transcrições) com até 3 linhas deverão vir com entrada de parágrafo, e as com mais de 3 linhas deverão ter o tamanho da fonte reduzida para 10 e alinhadas a direita à 2cm, sem entrada de parágrafo.
 
2.3.1 Citações de entrevistas gravadas e/ou repostas de questionários escritos ou gravados
As citações de forma literal e descritiva devem ser apresentadas em texto itálico tamanho 10 com marcador padrão, separadas por uma linha do texto que o segui. Exemplo abaixo:
“Para exemplificar, tem-se este texto que serve de base e padrão para citações referidas deste tópico.” 
 
2.4 Tabelas, Gráficos e Figuras
No caso do uso de tabelas, gráficos e figuras, estes já deverão estar incluídos na formatação e sempre juntos ao texto ao qual se referem, ocupando a largura de uma ou duas colunas. As legendas de gráfico e figuras devem estar localizadas logo abaixo das imagens (pular uma linha) e alinhadas a esquerda. Pular uma linha para continuar o texto. Utilize imagens nos formatos TIF, GIF, JPEG, BMP, CGM ou WMF. Em casos excepcionais consultar o Editor desta Revista.
 
2.5 Fórmulas e Equações 

As fórmulas e equações numéricas e/ou algébricas devem ser digitadas utilizando os modelos de equação do Word ou semelhante, deve está centralizada, com espaçamento antes e depois de parágrafo de 0,6 cm, em linha própria e identificada por letra, número ou caractere entre parênteses no mesmo espaço da fórmula.

Formulas químicas podem ser colocadas junto ao texto (p. ex. Fe2O3), porém algo mais extenso como um cálculo estequiométrico deve seguir um padrão supracitado. 

 

3. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Texto livre. Deverá conter: Título centralizado, negrito e letras maiúsculas; na linha abaixo deverá conter o nome do autor; em nota de rodapé, transcreva as informações do autor, dentre outras informações que achar relevante; dispensado resumo, ficando a critério do autor sua inserção, aos moldes indicados anteriormente. No corpo do texto está dispensada a inserção de capítulos, podendo o autor seguir com texto livre, nos formatos indicados anteriormente.

 

4. REFERÊNCIAS

Na lista de referências, as referências devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Portanto, devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver.

  • As referências devem ser feitas conforme normativa NBR 6023 da ABNT.
  • Referencia-se o(s) autor(e)s pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.
  • Quando o documento possuir de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula. Quando possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina "et al".
  • Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados.
  • Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: Aqui eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.
  • Com relação à abreviatura dos meses dos periódicos - em inglês e alemão, abrevia-se os meses iniciando por maiúsculas; em português, espanhol, francês e italiano, em minúsculas. Ambos serão sem ponto como recomenda o Estilo Vancouver.

Modelos de referências podem ser consultados no Anexo II, da Resolução XX/2020 - NUPEMEC/CSJEs.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  • Os trabalhos submetidos à Revista gralha Azul serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, indicados pelo Editor-Chefe, selecionados, preferencialmente, por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.
  • Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.
  • Aos pareceristas reserva-se o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como, o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.
  • Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.
  • Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo para revisão, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do conselho editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e impressão da revista.
  • Os pareceristas deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

 

 

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

@2vicetjpr

2ª Vice-Presidência TJPR

2ª Vice-Presidência do TJPR