Wiki Wiki

Retornar para página inteira
DGRH

Gestão por Competências

O QUE É?

É uma ferramenta da gestão estratégica de pessoas que visa a maximizar o potencial humano e a produtividade das instituições, de forma a integrar os conhecimentos e saberes dos servidores à necessidades das unidades de trabalho.

De acordo com a profª Drª Acacia Zeneida Kuenzer, consultora externa contratada para introduzir a gestão por competências neste Tribunal de Justiça, competência é "a capacidade de agir, em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos, experiências sociais e de trabalho, comportamentos e valores, desejos e motivações, desenvolvidos ao longo das trajetórias de vida em contextos cada vez mais complexos".

O conceito de competências é, portanto, a solução de problemas, aliando conhecimentos, capacidades específicas, cognitivas complexas e comportamentais e habilidades psicofísicas, transferidas para novas situações. A gestão por competências, nesse sentido, visa a possibilitar que as pessoas trabalhem em locais pertinentes com as suas características, de forma que tanto o setor quanto o servidor se desenvolvam e produzam bons resultados. Ainda, a gestão por competências orienta o processo de capacitação dos servidores, para que as competências necessárias possam ser melhor desenvolvidas e aplicadas.

No Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a gestão por competências está sendo aplicada em:

- avaliação por competências;

- capacitação por competências;

- mapeamento por competências.

 

Unidade responsável: Divisão de Gestão por Competências

Endereço no Sistema Eletrônico de Informações (SEI): DGRH-DGC

Fone: (41) 3228-5867.

0 Anexos
855 Visualizações
Média (0 Votos)
Comentários