Apresentação e Atribuições

A 2ª Vice-Presidência é órgão integrante da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com atribuições na gestão de três importantes políticas judiciárias: Juizados Especiais | Autocomposição | Cidadania.

A primeira diz respeito à Supervisão-Geral do Sistema de Juizados Especiais do Estado do Paraná, englobando: a) a coordenação administrativa do sistema; b) a designação de juízes leigos e conciliadores para atuação nas unidades judiciárias; c) a proposição, análise e aprovação de convênios; e d) a direção de ações e projetos relacionados ao Sistema.

A segunda, por sua vez, relaciona-se com a Mediação e a Conciliação, instrumentos de autocomposição que vêm ganhando cada vez mais destaque na resolução de conflitos.

Por fim, quanto à política judiciária de promoção da Cidadania, cumpre à 2ª Vice-Presidência promover, estimular e apoiar a criação de projetos e programas, no âmbito do Poder Judiciário Estadual, que busquem a construção e a propagação da “Cidadania”, fundamento da República Federativa do Brasil. Essas ações são orientadas pelo mandamento constitucional de construção de uma sociedade livre, justa, solidária, inclusiva e plural.

 

Endereço e contato:

2ª Vice-Presidência

Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico, Curitiba – PR

Prédio Anexo ao Palácio da Justiça – 2º Andar

(41) 3200-2397 - 3200-2775

2vice@tjpr.jus.br