Um Poder Judiciário capaz de responder aos desafios da sociedade. Com a sua participação, vamos escrever um novo capítulo dessa história.

 

Durante a reunião dos 100 dias de gestão, ocorrida em 11 de maio de 2023, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, anunciou que o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado (ciclo 2021/2026) será revisado.

Essa decisão, tomada pelo Comitê de Gestão Estratégica (composto por membros da Cúpula Diretiva, por magistrados indicados pela Presidência, pelo secretário do Tribunal de Justiça, pelo diretor do Departamento de Planejamento e por representantes do Sindijus e Amapar) tem impacto na atuação do Poder Judiciário como um todo.

E o motivo é simples: mais do que um ato administrativo, o Planejamento Estratégico é um importante instrumento de gestão. Com o auxílio dele, o Poder Judiciário pode definir com mais precisão suas prioridades, aprimorar o uso dos recursos disponíveis e, como consequência, melhorar a prestação jurisdicional à população.

Numa primeira etapa, caberá ao Departamento de Planejamento coordenar os trabalhos operacionais de revisão. E o ponto de partida de todo esse trabalho será uma pesquisa, realizada mediante formulário interno, que nasce com um propósito: coletar sugestões sobre a atualização da identidade institucional do TJPR, representada por meio da missão, da visão e dos valores do Tribunal.

É nesse contexto que a sua participação surge como pilar do novo Planejamento. Ao responder ao breve formulário que segue em anexo, você vai auxiliar de forma decisiva na Revisão da Estratégia do Poder Judiciário para os próximos anos. E colaborar, dessa forma, para a construção de um Poder Judiciário  realmente sintonizado com as necessidades e demandas da sociedade.

O formulário será respondido mantendo seu anonimato, o login deve ser efetuado apenas para garantir um único envio por pessoa. O prazo para as respostas vai até o dia 30 de junho.

Responda ao formulário de pesquisa de Consulta de Identidade Institucional do Poder Judiciário do Estado do Paraná

 

O que vai nortear o novo Planejamento do TJPR 

Para fins de planejamento estratégico, a definição destes componentes norteadores consta nos anexos da Resolução 300/2021 – OE, que aprovou o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Paraná – ciclo 2021/2026 

MISSÃO 

A definição da Missão institucional destina-se a conferir um senso de propósito ao Poder Judiciário. Sintetizada numa única frase, refere-se à razão da existência da instituição e procura esclarecer o compromisso e o dever dela para com a sociedade, partindo da resposta às perguntas: por que a instituição existe? O que ela faz e para quem? 

VISÃO 

A Visão é a descrição do cenário ou sonho institucional, relacionado com a projeção de oportunidades futuras, apontando para onde o Judiciário quer chegar e como quer ser percebido ou reconhecido pelo meio ambiente interno e externo que o envolve. O estabelecimento da Visão institucional parte de um exercício das aspirações para se constituir em elemento de motivação das pessoas na persecução dos horizontes traçados. Nela, os desejos para o futuro da organização devem cristalizar-se numa frase, que tenha a força de comunicação necessária para engajar todos na sua busca. 

VALORES 

Os valores relatam em que o Poder Judiciário do Estado do Paraná acredita e o que pratica. Podem ser chamados de princípios, que são relacionados com “algo atribuído”, de grande estima, de grande valia, apreço, consideração e respeito. Representam virtudes desejáveis ou características que norteiam as suas ações, estabelecem limites e orientam as atitudes e os comportamentos de seus membros. 

Conheça a metodologia utilizada 

A atualização da identidade institucional do TJPR é o passo inicial para a revisão do Planejamento Estratégico e, consequentemente, para o alinhamento do Poder Judiciário às demandas da sociedade paranaense. A metodologia adotada, Balanced Scorecard (BSC), prevê revisões periódicas para a adaptação a fatos inesperados ou diante da necessidade de aprimoramento de diagnóstico, de estabelecimento de prioridade ou de direcionamento de ações e projetos. Nesse sentido, como o atual documento foi elaborado durante o ano de 2021, período de intensas incertezas e de restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, e o Ciclo 2021-2026, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já está alcançando a metade de sua duração, torna-se necessária tal revisão.