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Agentes Públicos

Agentes Públicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná

 

Por força do Art. 1º e seu parágrafo único do Decreto Judiciário nº 2352/2014 e do Ofício Circular da Presidência nº 06/2019-GP (SEI!TJPR 0033447-39.2019.8.16.6000), os feitos administrativos devem obrigatoriamente ser iniciados e processados no SEI!TJPR.

Mas o que é o SEI!?

O SEI!, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema eletrônico para gestão de processos e documentos. Entre as vantagens de sua utilização está eliminação do papel como suporte material para Processos e Documentos bem como a possibilidade de acompanhamento e atualização dos expedientes em tempo real, permitindo atuação simultânea por diferentes setores, mesmo que distantes fisicamente. Essas características garantem, além da economia de recursos materiais (impressão, correio, arquivamento etc.), uma maior celeridade no processamento dos expedientes.

Como faço para acessar o SEI!TJPR?

Basta acessar o endereço https://sei.tjpr.jus.br e informar seu login e senha (são os mesmos usados para acesso a rede e a intranet do Poder Judiciário)

 

Dúvidas comuns

 

Curso ESEJE de capacitação no SEI!TJPR

 

  • Quem é o"interessado"?

Interessado é aquele que faz o pedido, a consulta ou se manifesta. É aquele que solicita um direito ou suscita uma questão. É, também, aquele que é objeto do procedimento ou cujos direitos serão afetados pelo Ato administrativo decorrente do processamento.

Assim, por exemplo, em um pedido de aposentadoria o interessado é aquele que irá usufruir a aposentadoria. 

 

  • Como prestar informações ou atender pedido de diligências nos Autos do SEI!TJPR?

Informações, certidões, despachos, atas, ofícios, requerimentos e etc. devem ser inseridos no SEI!TJPR seguindo este manual.

 

  • É obrigatório o uso do SEI!TJPR, não posso fazer meus pedidos ou encaminhamentos de outra forma?

Conforme se verifica acima é obrigatório o uso do SEI!TJPR. A exceção está em procedimentos que tenham sistema próprio para o processamento (e.g. férias é no Hércules, solicitações de serviços de informática é no SAU, etc.).

 

  • Posso pedir por mensageiro ou pelo e-mail?

Novamente, em face do exposto acima, não. Todos os Agentes Públicos do Poder Judiciário Estadual tem ou devem ter acesso ao SEI!TJPR. O mesmo esforço despendido para realizar solicitações no SEI!TJPR se verifica ao usar outros sistemas. O e-mail do SEI!TJPR é para uso exclusivo de usuários externos ao Poder Judiciário.

 

  • Não tenho acesso ao SEI!TJPR com meu login e senha ou estou vinculado à Unidade diferente da minha real lotação, o que devo fazer?

Entre em contato com o DTIC pelo telefone (41) 3200-4000 ou clique aqui ou aqui.

 

  • O meu cargo ou função não aparece quando vou assinar documentos eletrônicos do SEI!TJPR.

Entre em contato com o DGD pelo telefone (41) 3210-8000 ou clique aqui.

 

  • Devo digitalizar meu requerimento ou manifestação antes de inserir no SEI!TJPR?

O SEI!TJPR possui um editor de texto interno que provê todas as necessidades para editar um requerimento ou manifestação, e deve ser usado por força do § 1º, do Art. 3º do Decreto Judiciário 2352/2014.

  • Quais documentos devo digitalizar? Devo imprimi-los antes de digitalizar?

Documentos produzidos ou disponibilizados em outros sistemas eletrônicos podem ser salvos no formato PDF sem a necessidade de impressão/digitalização, para isto veja estas instruções. Somente documentos disponibilizados em papel por outras instituições devem ser digitalizados. A inclusão no SEI!TJPR segue o procedimento deste manual.

 

  • O Foro Extrajudicial tem acesso ao SEI!TJPR?

Não. Os encaminhamentos de pedidos, respostas, manifestações e etc. devem ser realizados a aprtir desta página, que está acessível a partir do endereço https://www.tjpr.jus.br/protocolo-admin. Os acessos aos processos de interesse devem ser solicitados. Sugere-se que o Titular do ofício cadastre-se como usuário externo para com isto ter uma ferramenta de controle dos processamentos.

 

Dúvidas? Ligue (41) 3210-8000 ou AQUI.

 

Departamento de Gestão Documental - Rua Mauá, 920. Sobreloja - Alto da Glória - 80.030-901 | Curitiba - PR | Fone 41 3210-8000