Araucária - Araucaria angustifólia 

Nome científico: Araucaria angustifolia 

Nome popular: araucária, pinheiro-araucária e pinheiro-caiová. 

Família: Araucariaceae 

Descrição: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250cm ou mais de DAP, na idade adulta. Folhas simples, alternas, espiraladas, lineares a lanceoladas, coriáceas, com até 6 cm de comprimento por 10mm de largura. A floração do estróbilo masculino ocorre de agosto a janeiro, e do estróbilo feminino é visível o ano todo. As pinhas amadurecem desde fevereiro até dezembro, conforme as diversas variedades. As sementes (pinhões) são encontradas no Brasil, de março a setembro, no Paraná a época principal é de abril a junho. 

 

Referência: 

 

Carvalho brasileiro - Roupala brasiliensis 

 Nome científico: Roupala brasiliensis 

Nome popular:  Carvalho brasileiro 

Família:  Proteaceae 

Descrição: Árvore de médio a grande porte, 15 a 25 metros de altura. Folhas simples, duras, bordas serrilhadas, 10 a 20 cm. Floração branca discreta. Fruto cápsulas que se abrem liberando sementes pequenas (2 cm). Floresce em Dezembro, frutifica em Abril. 

 Referência: 

 

Pinheiro bravo - Podocarpus lambertii 

Nome científico: Podocarpus lambertii 

Nome popular: Pinheiro-nacional-bravo; pinheiro-brabo; pinheiro-do-mato; pinho-brabo; pinho-bravo 

Família:  Podocarpaceae 

Descrição: árvore perenifólia de altura variável, medindo 1 a 4 m de altura na zona campestre, até 27 m de altura e 120 cm ou mais de DAP, na idade adulta, na Floresta com Araucária; comumente com 10 m de altura e 20 a 40 cm de DAP. Os frutos amadurecem de dezembro a fevereiro, no Paraná; O processo reprodutivo inicia a partir de 8 anos de idade, em plantios. 

 

 Referência: 

  

Pau Brasil - Paubrasilia echinata 

Nome científico: Paubrasilia echinata 

Nome popular:  Pau Brasil, Ibirapitanga, Muirapitanga 

Família:  Fabaceae Caesalpinioidae 

Descrição: De médio porte, 9 a 10 metros de altura, podendo atingir 30 metros, com muitos espinhos. Folhas compostas paripinadas, 12 a 20 folíolos de 1 a 2 cm. Floração amarela com tons de vermelho, muito bonita. Fruto vagem espinhenta, 8 a 10 cm, quando amadurece passa de verde para marrom, abrindo-se com um estalo e lançando longe as sementes, uma a duas por vagem, achatadas, esverdeada a marrom. Floresce em Setembro. Coleta de sementes em Outubro a Novembro. 

 

Esta é a árvore da qual foi derivado o nome do país. Sua denominação vem do tronco vermelho, que era utilizado para tingir roupas. Durante muitos anos, na época da colonização, foi a principal fonte de riquezas e primeira atividade econômica significativa do país. Atualmente é muito difícil encontrá-lo em estado natural, a não ser em parques de preservação. Em compensação, está sendo muito utilizado em arborização urbana.  

 

 Referência:  

 Mais informações: 

 

 

Timbozinho - Lonchocarpus subglaucescens 

Nome científico: Lonchocarpus subglaucescens 

Nome popular:  Timbozinho, timbó, Embira de Sapo 

Família:  Fabaceae 

Descrição: uma espécie florestal nativa de médio porte conhecida como embira de sapo em São Paulo e timbó no Paraná, grande efeito decorativo durante sua floração, ocorre predominantemente no Paraná estendendo se para Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pertencente ao grupo ecológico das espécies secundárias tardias tolerantes à sombra. (LORENZI, 2002). 

 

Referência: 

  

 

Araçá - Psidium cattleianum 

Nome científico: Psidium cattleyanum 

Nome popular:  Araçá, Araçá-amarelo, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-comer, Araçá-de-coroa, Araçá-do-campo, Araçá-rosa, Araçá-vermelho 

Família:  Myrtaceae 

Descrição: O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Atlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens. As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, e 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro. A frutificação do araçazeiro também se estende por um longo tempo, ocorrendo durante a primavera e verão. 

 

Referência: 

 Mais informações: 

 

Dedaleiro - Lafoensia pacari 

Nome científico: Lafoensia pacari 

Nome popular:  Dedaleiro, Mangava-brava, Louro-da-serra, Mangaba-brava, Copinho, Dedal, Pacuri, Copinho-dedal, Bicho-de-pau, Pacari, Candeia-de-caju, Mangabeira-brava 

Família: Lythraceae 

Descrição: O dedaleiro é uma árvore decídua, de pequeno a médio porte, originária do cerrado brasileiro e do Paraguai. Seu tronco alcança de 30 a 60 cm de diâmetro, é ramificado e possui casca acinzentada. As folhas são simples, glabras, coriáceas, oblongas, com nervuras bem definidas e podem ser sésseis ou pecioladas. As inflorescências, em rácemos terminais, surgem da primavera e verão, despontando flores vistosas, grandes, com pétalas brancas e franjadas, longos estames e cálice verde, com margens pregueadas. Os frutos são cápsulas lenhosas, deiscentes, bronzeadas, e seu formato lembra um dedal. As sementes são membranáceas e numerosas. 

 

Referência: 

 

 

Vacum - Allophylus edulis 

Nome científico: Allophylus edulis 

Nome popular:  Chal chal, Fruto de pombo, Vacum 

Família: Sapindaceae 

Descrição: Árvore de médio porte, até 15 metros de altura. Folhas trifoliadas, folíolos de 12 cm de bordas serrilhadas. Flor branca, pequena. Frutos em cachos, redondos, vermelhos, 0,8 cm, polpa macia, doce, um pouco adstringente. Uma semente por fruto, de 0,6 cm. Floresce em Outubro a Novembro, frutos em Fevereiro a Março. 

 

Referência: 

 

 Quaresmeira - Tibouchina granulosa 

Nome científico: Tibouchina granulosa 

Nome popular:  Quaresmeira, Flor-de-quaresma, Quaresmeira-roxa 

Família:  Melastomataceae 

Descrição: A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores pentâmeras, simples, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. O fruto é pequeno, indeiscente, marrom, com numerosas sementes minúsculas, dispersadas pelo vento. 

 

Referência: 

 

Canafístula - Peltophorum dubium 

Nome científico: Peltophorum dubium 

Nome popular:  Canafístula 

Família:  Fabaceae 

Espécie:   P. dubium 

Descrição: Árvore de grande porte, de até 30 metros de altura, com copa ampla, globosa, ou umbeliforme e tronco cilíndrico de até 120 centímetro de diâmetro. Possui casca externa marrom-acinzentada, deiscente em pequenas placas e casca interna rosada e fibrosa. A floração ocorre de dezembro a março e a frutificação de março a maio. 

 

Referência: 

 

Cássia fastuosa - Cassia leptophylla 

Nome científico: Cassia leptophylla 

Nome popular:  cássia-fastuosa, grinalda-de-noiva, canafístula, chuva-de-ouro, medalhão-de-ouro, falso-barbatimão, canafístula-de-legumes-quadrangulares e canudo-de-pito. 

Família:  Fabaceae 

Descrição: é arbórea (árvore), de caráter decíduo. As árvores maiores atingem dimensões próximas a 20 m de altura e 60 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido à 1,30 m do solo), na idade adulta. No Paraná a floração ocorre de novembro a março e os frutos amadurecem de julho a setembro.  

 

Referência: