Inventário Descentralizado: prazo de entrega para Secretarias Administrativas vai de 27 a 29/05
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- RSS Geral Comunicação
- Inventário Descentralizado: prazo de entrega para Secretarias Administrativas vai de 27 a 29/05
INVENTÁRIO DESCENTRALIZADO: PRAZO DE ENTREGA PARA SECRETARIAS ADMINISTRATIVAS VAI DE 27 A 29/05
Procedimento neste ano será em etapas, começando pela entrega de inventários das Secretarias Administrativas do TJPR
A realização do Inventário Descentralizado terá alterações neste ano. O procedimento será realizado em cinco fases, começando pela listagem de patrimônio das Secretarias Administrativas nos dias 27, 28 e 29 de maio. Neste período, as servidoras e os servidores designados deverão indicar quais itens compõem o acervo pertencente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) nas unidades.
A mudança na realização do inventário neste ano foi provocada pela reestruturação administrativa do Tribunal. A operação em fases visa otimizar o processo de esclarecimento de dúvidas e a oferta de suportes emergenciais em questões de bens com restrições ou qualquer outra impossibilidade de serem inventariados.
Ainda não foram definidos os prazos de submissão dos inventários dos demais graus de jurisdição. As datas serão informadas no decorrer do ano, pela Comissão de Avaliação de Bens Permanentes. Neste momento, apenas as Secretarias Administrativas deverão fazer o procedimento. Confira abaixo as fases do Inventário Descentralizado de 2024:
-
1ª fase: Secretarias Administrativas (de 27/05 a 29/05);
-
2ª fase: 2º grau de jurisdição (sem data definida);
-
3ª fase: 1º grau de jurisdição de Curitiba (sem data definida);
-
4ª fase: Região Metropolitana de Curitiba (sem data definida);
-
5ª fase: 1º grau de jurisdição das Comarcas do interior (sem data definida).
Como fazer o inventário
Os servidores designados para a realização do inventário deverão ser cadastrados no Sistema Hermes (que precisa ser acessado pelo navegador Firefox). Após o cadastro, baixe em um dispositivo com sistema operacional Android o aplicativo “Patrimônio - TJPR”, disponível na Google PlayStore.
Com o app é possível escanear o código de barras da plaqueta patrimonial, o que torna mais ágil o processo de realização do inventário. Saiba como utilizar o aplicativo “Patrimônio - TJPR”, clique aqui.
Caso não seja possível instalar o aplicativo, faça a inclusão manual dos itens através do Sistema Hermes. Veja o passo a passo para utilização do Sistema Hermes.
Deverão ser cadastrados os bens com a plaqueta patrimonial fixada, como aparelhos de ar-condicionado, ventiladores de teto, monitores e demais equipamentos eletrônicos, mesas, armários, obras de arte e quaisquer outros materiais permanentes do acervo do Tribunal. Antes de concluir o processo, é necessário vincular os itens inventariados aos usuários responsáveis pelo procedimento na unidade.
Para finalizar a tarefa, o servidor precisará acessar o Sistema Hermes e clicar em “Concluir inventário”. Na sequência, deve-se clicar em “Aprovar inventário”. O processo é necessário, inclusive para quem adicionou os bens ao inventário usando o aplicativo “Patrimônio - TJPR”.
Bens e patrimônio
O Poder Judiciário do Estado do Paraná conta com mais de 260 mil bens inventariados, divididos em 1586 unidades inventariantes. Desses, mais de 50 mil são eletrônicos como computadores e notebooks. Quanto aos móveis do TJPR, são contabilizadas aproximadamente 25 mil mesas, 53 mil cadeiras e 13 mil gaveteiros.
A realização do inventário oferece maior transparência e eficiência à gestão desse patrimônio, além de garantir a preservação de materiais do acervo e a correta destinação dos recursos públicos. O procedimento é obrigatório e a sua não realização ou o extravio de itens poderá ocasionar apurações de responsabilidade funcional.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, é possível procurar a equipe da Comissão de Avaliação e Inventário de Bens Permanentes pela plataforma Teams: Gilmar Hodas Junior, Marina Beatriz Padilha, Luciano Alexandre Perola, Wilson Vieira e Cidiclei Machado. Também é possível conseguir atendimento pelo telefone: (41) 3263-5456.
Descrição da imagem de capa: banner digital informa sobre a realização do Inventário Descentralizado 2024.