Quanto lixo você produz?
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- RSS Geral Comunicação
- Quanto lixo você produz?

QUANTO LIXO VOCÊ PRODUZ?
Núcleo Socioambiental do TJPR divulga “Informativo Socioambiental”, com dicas que contribuem para a redução do lixo
Nos últimos anos, a crescente preocupação com o meio ambiente tem gerado iniciativas em busca de um mundo mais sustentável. Em razão disso, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aderiu à Semana do Lixo Zero, uma campanha estadual, realizada entre os dias 18 e 27 de outubro, que visa promover a conscientização sobre a quantidade de resíduos que produzimos diariamente. No TJPR foram promovidas diversas ações sobre o tema, como live, workshop e arrecadação de materiais recicláveis.
As ações promovidas pelo Núcleo Socioambiental do TJPR contam também com a divulgação de um “Informativo Socioambiental”. A iniciativa está alinhada ao Objetivo Estratégico 03, que trata da “Promoção da Sustentabilidade” do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná, ciclo 2021-2026, aprovado pela Resolução nº 300/2021 – OE.
O informativo incentiva a reflexão sobre esse assunto nos lares, com sugestões de dicas práticas que podem contribuir com a redução do lixo que geramos. Afinal, você sabe quanto lixo produz?
É alarmante como, muitas vezes, não percebemos o volume de lixo que geramos. Desde embalagens de alimentos até produtos descartáveis, o acúmulo de resíduos pode ser significativo e impactar negativamente o meio ambiente. Esses resíduos ocupam espaço em aterros sanitários e, ainda, podem levar anos para se decompor, liberando substâncias tóxicas no solo e na água.
Para ajudar a mudar esse cenário, confira as dicas que podem ser adotadas em casa a partir da Semana do Lixo Zero:
1. Avalie seus hábitos de consumo: antes de comprar, você pode se perguntar se realmente precisa do produto. Opte por itens a granel ou com menos embalagem, sempre que possível. Isso ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado.
2. Faça uso de recipientes reutilizáveis: troque sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis, e evite garrafas descartáveis. A utilização de produtos que possam ser usados várias vezes é uma excelente forma de diminuir a geração de resíduos.
3. Separe e recicle: crie um sistema de separação de lixo em casa. Papéis, plásticos, vidros e metais podem ser reciclados e ganhar uma nova vida. Informar-se sobre o cronograma da coleta seletiva em sua cidade é fundamental.
4. Faça compostagem dos resíduos orgânicos: se possível, comece uma composteira em casa. Os restos de alimentos, como cascas de frutas e verduras, podem ser transformados em adubo, reduzindo a quantidade de lixo e enriquecendo o solo.
5. Repense o desperdício de alimentos: planeje suas refeições e evite comprar em excesso. O desperdício de alimentos gera lixo e contribui para o desperdício de recursos. Aprender a armazenar corretamente os alimentos pode ajudar a prolongar sua durabilidade e promover economias.
Adotar uma mentalidade de redução do lixo pode parecer desafiador, mas pequenas mudanças podem ter um grande impacto. Compartilhar dicas e experiências podem incentivar mais pessoas a adotar hábitos sustentáveis. A Semana do Lixo Zero é uma oportunidade perfeita para refletirmos sobre nossos hábitos e buscarmos formas de viver de uma maneira mais consciente!
Aprenda a fazer sua compostagem!
Descrição da imagem de capa: Uma mulher sentada no chão com uma sacola plástica aberta ao seu lado, em uma de suas mãos ela segura um pote plástico. A sua frente há 3 caixas e alguns materiais de reciclagens para serem separados.