II Encontro Nacional PopRuaJud será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto

Legenda

II ENCONTRO NACIONAL POPRUAJUD SERÁ REALIZADO ENTRE OS DIAS 13 E 15 DE AGOSTO

 Evento reúne representantes do Judiciário e da sociedade civil para fortalecer políticas de atenção às pessoas em situação de rua 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) estará presente no II Encontro Nacional PopRuaJud, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em São Luís. A iniciativa é promovida pelo Comitê Nacional PopRuaJud, vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo fortalecer a rede interinstitucional voltada à execução da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, conforme instituída pela Resolução CNJ nº 425/2021. 

O encontro é voltado a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, e membros do sistema de justiça, órgãos públicos, universidades, organizações da sociedade civil e movimentos sociais que atuam direta ou indiretamente com a população em situação de rua. A proposta é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas, debater os desafios da efetivação de direitos e ampliar a articulação nacional em torno do tema. 

O TJPR será representado pelas magistradas Adriana de Lourdes Simette, juíza de direito da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais em Curitiba e Isabele Papafanurakis Ferreira, juíza de Direito da 2ª Vara de Família do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Londrina.  

A programação do encontro inclui mesas de debate, oficinas temáticas, apresentações de propostas de orientação e painéis sobre interseccionalidades que atravessam a realidade das pessoas em situação de rua, como saúde, acesso à Justiça, documentação civil e políticas públicas de assistência. 

Durante o evento, será realizada a cerimônia do II Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud, que reconhece iniciativas que ultrapassam os muros do Judiciário e se conectam, de forma concreta, com as ruas, com as pessoas e com os direitos fundamentais. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário específico, disponível neste link. A programação completa pode ser acessada neste link.