TJPR realiza o III Fórum Internacional de Integridade
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- RSS Geral Comunicação
- TJPR realiza o III Fórum Internacional de Integridade

TJPR REALIZA O III FÓRUM INTERNACIONAL DE INTEGRIDADE
Evento busca fortalecer a cultura da ética, transparência e responsabilidade pública
Começou nesta quinta-feira (04/09), no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o III Fórum Internacional de Integridade. O evento visa fomentar o debate sobre a integridade no âmbito do Poder Judiciário, destacando boas práticas institucionais, políticas públicas e mecanismos de prevenção e combate à corrupção, fraudes e irregularidades. A iniciativa busca fortalecer a cultura da ética, transparência e responsabilidade pública, promovendo a entrega de resultados alinhados ao interesse coletivo. Na ocasião, foi lançada a 2ª edição do Programa de Integridade do TJPR.
Na abertura do evento, a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, destacou a integridade como um valor inegociável no Poder Judiciário paranaense. “Ao reunirmos gestores públicos e representantes da sociedade civil neste Fórum, reafirmamos o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com um valor que não é meramente institucional, mas que é essencialmente um valor humano: a integridade”, afirmou. “Na qualidade de presidente desta Corte, afirmo com serenidade que temos trabalhado e continuaremos trabalhando para incorporar a integridade como um núcleo inegociável de nossa cultura organizacional, de nossos fluxos internos e de nossas relações institucionais”, completou a desembargadora.
A coordenadora titular do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Ruth Bandeira, participou da solenidade e destacou a importância da ética e da integridade nas relações institucionais. Na ocasião, ela realizou a doação de um exemplar do Código de Melhores Práticas, desenvolvido pelo IBGC, para a biblioteca do TJPR. “O IBGC busca a disseminação da palavra da governança nas mais diversas organizações, e governança se dá por pontos muito específicos, que passam pela ética, pela integridade, pela transparência, pelo respeito ao interlocutor, seja ele de origem, credo, raça, de qualquer tipo de diversidade. O respeito é fundamental em todas as interlocuções.”
Durante o lançamento da segunda edição do Programa de Integridade do TJPR, o secretário de Planejamento, Thiago Martini Ribeiro Pinto, falou da relevância do evento para o tema. “A finalidade de um programa de integridade é, justamente, trazer para o plano concreto de ações de prevenção, de detecção, de combate à corrupção, não somente o discurso, mas sim ações práticas”, explicou o secretário. “Buscamos, nesta segunda edição, reafirmar o compromisso do Tribunal de Justiça do Paraná com a ética, com a transparência, com a integridade, com a prestação de contas, com a responsabilidade institucional e, mais ainda, consolidar uma cultura organizacional que prioriza sempre o interesse público e a boa governança institucional.”
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo escritor, psicólogo e professor de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Vanderlei de Oliveira Farias, que abordou o tema “Por que pessoas racionais nem sempre tomam decisões éticas?”. A programação segue ao longo da tarde de quinta-feira (04) e continua na sexta-feira (05), com palestras, painéis de boas práticas e salas temáticas voltadas ao debate de assuntos específicos, à troca de conhecimentos e experiências e à integração entre profissionais de diferentes instituições.
O evento ainda conta com a participação de autoridades e especialistas de renome nacional e internacional.
Confira aqui a programação completa do III Fórum Internacional de Integridade.
Acompanhe ao III Fórum Internacional de Integridade remotamente pelas transmissões abaixo:
Fizeram parte do dispositivo de honra de abertura do evento as seguintes autoridades: a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargadora Lidia Maejima; a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; a subprocuradora-geral do Estado do Paraná, Lucia Helena Cachoeira, representando a Procuradoria-Geral do Estado do Paraná; o defensor público, Pedro Henrique Piro Martins, representando a Defensoria Pública do Estado do Paraná; a coordenadora titular do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Capítulo Paraná, Ruth Bandeira; o coordenador-geral de integridade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, Alexandre Hellender de Quadros; e a diretora-geral da Escola da Magistratura do Paraná, Rafaela Mattioli Somma Leonardi, que representou a Associação dos Magistrados do Paraná.