Comarca de Cruzeiro do Oeste implanta Apac


COMARCA DE CRUZEIRO DO OESTE IMPLANTA APAC

Uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) foi implantada nesta sexta-feira (24/6), em Cruzeiro do Oeste. O método se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

No Paraná, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da Apac, onde a Juíza Branca Bernardi comanda as atividades da mesma desde novembro de 2012.

Na cerimônia em Cruzeiro do Oeste, a Juíza ficou emocionada com o comprometimento da população local: "Foi uma das audiências públicas mais prestigiadas, pelos mais variados setores de nossa comunidade de Cruzeiro do Oeste”, disse. “Estamos muito felizes porque a Apac funciona, de verdade, quando toda a população se interessa, como em Cruzeiro do Oeste”.

A Promotora de Justiça Wilza Machado Silva Lacerda também enalteceu os benefícios da Apac, método que cumpre, com rigor a Lei de Execução Penal, com baixos custos para o Estado e grandes índices de ressocialização. "Pretendemos uma execução da pena que efetivamente ressocialize as pessoas, devolvendo ao meio aberto cidadãos conscientes de seu verdadeiro papel", afirmou.

A Juíza Roseli Maria Geller Barcelos falou sobre a importância de se realizar uma execução da pena inteligente, que realmente promova a ressocialização dos presos, em benefício de toda a sociedade. "Buscamos uma ressocialização eficaz, que encaminhe para a valorização humana, da família, do trabalho, que prepare o preso para o retorno à vida em sociedade", disse.

A cerimônia contou com representantes e autoridades de toda a região, como Prefeitos, Vereadores e Deputados. O Promotor de Justiça de Umuarama, Carlos Roberto Moreno, fez uma apresentação ao saxofone, dando um toque cultural ao evento.