Semana Nacional da Conciliação é aberta oficialmente em todo o Estado

A 10ª Semana Nacional da Conciliação foi oficialmente aberta num evento realizado no Fórum Descentralizado de Santa Felicidade que reuniu diversas autoridades. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de propagar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na justiça mostrando que a conciliação é a forma mais rápida e eficaz para resolução de conflitos.

Durante a solenidade o Coordenador da Semana no TJPR, Desembargador Ruy Muggiati, destacou a importância do trabalho. “Nós estamos iniciando essa semana Nacional da Conciliação com um ânimo renovado para que a conciliação em nosso país possa ser uma realidade presente na cultura jurídica e na alma do nosso povo. A conciliação permite que todos possam participar mais do processo, superando o nível de passividade e alcançando o nível de interatividade”.

O 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, elogiou o local escolhido para iniciar as atividades da semana: “Não haveria ambiente mais propício para dar início à Semana Nacional da Conciliação do que num Fórum Descentralizado, onde tudo acontece. É no Fórum que a população procura o juiz, o promotor, os servidores em busca da solução de seus conflitos”. Sobre a importância do acordo ele destacou: “A conciliação e a mediação têm os méritos de permitir que, através do restabelecimento do diálogo, se encontre uma solução adequada para os conflitos. Com isso, as partes são melhor atendidas, têm uma impressão bem mais positiva do Poder Judiciário e conseguem uma prestação Jurisdicional com qualidade. Nenhuma sentença, por melhor que seja, consegue esse resultado”, disse o Desembargador.

Como presidente em exercício, o 1º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, anunciou oficialmente a abertura do evento. “É no momento da conciliação que o Judiciário cumpre seu papel social de acreditar na preservação e restauração de vínculos entre cidadãos. Essa jornada é muito mais do que viabilizar a realização de acordos, ela faz com que a sociedade e o Judiciário sintam-se motivados e conscientes da necessidade de se fortalecer uma prática efetiva de resolução consensual de conflitos. Cabe a mim desejar a todos que irão contribuir com a efetivação da conciliação, um profícuo trabalho. Declaro aberta a 10ª Semana Nacional da Conciliação”, declarou o presidente em exercício.

Alguns números da semana foram apresentados pela coordenadora regional do Centro Judiciário de solução de conflitos e cidadania da Justiça Federal do Estado do Paraná, Anne Karina Stipp Amador Costa. De acordo com ela, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região tem 2615 audiências marcadas em 52 unidades, mais de 400 dessas serão realizadas em Curitiba. A anfitriã da abertura, Dra. Adriana de Lourdes Simette, Diretora do Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, revelou que 269 audiências foram marcadas e que nas primeiras horas de segunda-feira já haviam acordos realizados. “O movimento que fazemos pode parecer pequeno, mas aliado a tantos outros que se expressam pelo Brasil servem para demonstrar a preocupação do Judiciário em resolver os conflitos não só através do julgamento propriamente dito, mas apoderando as pessoas para que apontem e encontrem as suas próprias soluções”, anunciou a magistrada.

Até o momento mais de 50 juízes de todo o Estado se inscreveram para participar do evento, a previsão é de que o número de audiências seja superior a 4.500.