CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. José Munhoz de Mello

Des. José Munhoz de Mello

 

José Munhoz de Mello, filho de Joaquim Góes de Mello e  Carmen Munhoz de Mello, casado com a Sra. Ondina Munhoz de Mello. Nasceu no dia 3 de julho de 1912, na cidade de Curitiba (PR).

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau no ano de 1933. Iniciou sua carreira como promotor público em Araucária, e após nas comarcas de Mallet, Reserva e Tibagi. Prestando concurso, foi nomeado juiz municipal de Mallet. Em 1940, assumiu a comarca de Foz do Iguaçu. Removido para Londrina, permaneceu no cargo de juiz até maio de 1945, quando solicitou exoneração para, na mesma cidade, assumir a Promotoria Pública.

Foi nomeado desembargador no dia 7 de fevereiro de 1948. Foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná durante a gestão 1953/1958.

Na política, foi prefeito de Londrina em 1945 e deputado federal em 1946. Em 9 março de 1958 pediu sua aposentadoria, para disputar a eleição para senador. No magistério, foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, onde também foi diretor. Ainda exerceu o magistério nas Faculdades Católica do Paraná e na Faculdade  de Direito de Curitiba.

Faleceu no dia 22 de setembro de 1994.

É patrono do Fórum de Cascavel e do Fórum Eleitoral de Rio Branco do Sul.