CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Octávio Jorge de Cesar Valeixo

Des. Octávio Jorge de Cesar Valeixo

Octávio Jorge de Cesar Valeixo, filho de José Cesar Valeixo e Isolde J. M. Valeixo, nasceu no dia 19 de maio de 1935, em Curitiba (PR). Bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma 1959.

Atuou como promotor público interino, nas comarcas de São João do Triunfo e Reserva. Ingressou na magistratura em 12 de junho de 1964, como juiz substituto, cargo que exerceu nas Seções Judiciárias de União da Vitória, Irati e Apucarana. Em 1966, foi nomeado juiz de direito da recém instalada comarca de Mandaguaçu. Exerceu estas funções judicantes também nas comarcas de Paranacity, Telêmaco Borba e Curitiba.

No período de 1979 a 1990, foi titular da 1ª Vara de Delitos de Trânsito, onde conseguiu consolidar a tese do dolo eventual nos crimes de trânsito. Em 25 de junho de 1990 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e no dia 17 de maio de 1996, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Como juiz, integrou em Brasília, o Grupo Interministerial de Segurança de Trânsito. Em razão do trabalho desenvolvido na área de delitos de trânsito, foi um dos membros fundadores e presidente por dois períodos do Conselho Comunitário de Trânsito de Curitiba, além de coordenador estadual do Programa "Pare", do Ministério dos Transportes. Integrou a comissão que elaborou o Plano Emergencial de Redução de Acidentes de Trânsito em todo país.

Faleceu no dia 17 de novembro de 2003.

É patrono do Fórum Eleitoral de São Miguel do Iguaçu.