Destaques Destaques

Voltar

Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa trará capacitação continuada a juízes e servidores do TJ-PR


Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa trará capacitação continuada a juízes e servidores do TJ-PR
Confira vídeo com os magistrados organizadores do evento no Paraná
Sex, 18 Ago 2017 13:49:30 -0300

A 8ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa acontece de 21 a 25 de agosto em todo o país. A Semana foi instituída pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2015. Este ano o tema é mulheres, mães e filhos.

No Paraná as atividades acontecem em todas as comarcas e serão desenvolvidas por magistrados e servidores. Em Curitiba os trabalhos estão sendo preparados pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (Cevid).

Durante a Semana – que acontece três vezes ao ano: em março, agosto e novembro – serão promovidas ações de conscientização sobre os direitos das mulheres, intensificação de júris e audiências de casos que envolvam a Lei Maria da Penha.

Para esta edição estão programadas entrevistas com magistrados à Rádio Amapar, ações nas redes sociais da Cevid, no Facebook e no Instagram, cursos de capacitação continuada a servidores e magistrados.

Cursos de capacitação continuada

Nesta 8ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa a Cevid preparou dois cursos de capacitação, um para servidores da Casa da Mulher Brasileira e outro para magistrados.

Servidores

Com o tema Procedimentos na Lei Maria da Penha – questões práticas do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, será realizado no dia 22 de agosto um debate em mesa redonda. Este curso é destinado aos servidores da Casa da Mulher Brasileira.

Participarão do debate representantes da Casa da Mulher Brasileira; da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres; da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Instituto Médico Legal; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil; Ministério Público; Patrulha Maria da Penha; Tribunal de Justiça do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

Magistrados

Nos dias 24 e 25 de agosto o curso de capacitação continuada é destinado a magistrados e tratará da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: um debate necessariamente multidisciplinar.

O objetivo geral do curso está na construção de uma consciência crítica sobre o papel do juiz na prevenção e no combate à violência doméstica e familiar, ao oferecer subsídios para melhor interpretação e aplicação da legislação. Além de anteder a meta 8/2017 do CNJ, que trata do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O encontro é promovido pela Cevid e conta com a parceria da Escola da Magistratura do Paraná (Emap), e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Intensificação de audiências e júris

Durante toda a semana (21 a 25/8) serão realizadas Audiências da Lei nº 11.340/2006 no período matutino em todo Paraná.

Redes Sociais

Acompanhe as atividades da 8ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa pelo Facebook e Instagram.

Confira a programação em Curitiba.

Veja o vídeo com o convite dos magistrados.