Central de Medidas Socialmente Úteis é inaugurada em Tomazina
CENTRAL DE MEDIDAS SOCIALMENTE ÚTEIS É INAUGURADA EM TOMAZINA
Evento promoveu palestras e a apresentação da equipe à comunidade local
A comarca de Tomazina, região norte do estado, promoveu, no dia 23/08, a inauguração da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu). O evento realizado ao final da Semana pela Paz em Casa teve a participação da coordenadora administrativa da região, desembargadora Lenice Bodstein, e contou com a presença da juíza da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Laryssa Angelica Copak Muniz.
A inauguração contou ainda com uma palestra ministrada pela psicóloga Regina Maria Szczepanike de Souza, que é especialista no apoio de oitivas de Depoimentos Especiais e perita forense nas varas cíveis e criminais em seis comarcas do Norte Pioneiro.
Além de trazer os conceitos da Cemsu, a reunião possibilitou a apresentação da equipe aos membros do Conselho Comunitário de Tomazina e à comunidade local, especialmente aos que atuam nas redes de proteção dos municípios de Tomazina, Pinhalão e Jaboti.
Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu)
Criada pelo TJPR em 2019, a Cemsu é a unidade responsável pela gestão da política de alternativas penais do Judiciário, sob o enfoque das práticas restaurativas e do acompanhamento em rede. O projeto tem o objetivo de resgatar o caráter terapêutico e restaurativo das penas e medidas alternativas; responsabilizar os autores de fatos criminosos e reduzir as taxas de reincidência.
A central foi criada a partir de um conceito da década de 90 que possibilitava, ao invés da pena privativa de liberdade, adotar uma medida socialmente útil que pudesse reparar o dano sofrido pela vítima e conscientizar o autor.