TJPR empossa coordenadores das regiões administrativas do Tribunal
TJPR EMPOSSA COORDENADORES DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO TRIBUNAL
Novo modelo de organização busca aproximar os serviços judiciários dos usuários em todo o Paraná
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) empossou na quarta-feira (24/07) nove magistrados como os novos coordenadores das regiões administrativas da Corte. Tomaram posse em cerimônia realizada na sala de atos da Presidência:
- o desembargador Fábio Marcondes Leite como coordenador da Região Administrativa de Ponta Grossa;
- o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia como coordenador da Região Administrativa de Guarapuava;
- o desembargador Rogério Ribas como coordenador da Região Administrativa de Francisco Beltrão;
- o juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto como coordenador da Região Administrativa de Foz do Iguaçu;
- o desembargador Rosaldo Elias Pacagnan como coordenador da Região Administrativa de Cascavel;
- o desembargador Fábio Luís Franco como coordenador da Região Administrativa de Umuarama;
- o desembargador José Camacho Santos como coordenador da Região Administrativa de Maringá;
- o desembargador Domingos José Perfetto como coordenador da Região Administrativa de Londrina;
- e a desembargadora Lenice Bodstein como coordenadora da Região Administrativa de Jacarezinho;
A Região Administrativa da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral ficará a cargo do presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Essa iniciativa de dividir o estado em regiões se soma à Reforma Administrativa Marcos Christo, que idealizamos e construímos com os servidores e servidoras desta Corte. Foi um passo muito importante, e agora é preciso que essa gestão também alcance o interior do Paraná”, afirmou o chefe do Poder Judiciário Paranaense.
As regiões administrativas foram regulamentadas por meio da Resolução nº 441/2024 do Órgão Especial do TJPR e pelo Decreto Judiciário nº 271/2024. Este modelo de organização busca aproximar os serviços judiciários dos usuários, com melhor diagnóstico das demandas estruturais de cada uma das respectivas regiões do Paraná a serem repassadas pelos supervisores dessas regionais à Presidência do Tribunal, de modo a assegurar maior planejamento, a implementação de projetos e ações de melhoria de forma regionalizada. “Com a criação das Regiões Administrativas, a presença do Tribunal será sentida em todo o estado. Queremos impulsionar o desenvolvimento e a melhora da prestação jurisdicional. E quando falamos nisso, estamos falando de atender melhor ainda o povo do Estado do Paraná, porque somos o tribunal estadual de grande porte mais bem avaliado pelo Conselho Nacional de Justiça, o que muito nos honra”, destacou o presidente do TJPR.
Durante a cerimônia de posse, foram destacadas algumas das funções que caberão aos novos coordenadores das Regiões Administrativas, como:
- acompanhar as metas nacionais, a política de sustentabilidade, acessibilidade, sugerindo medidas preventivas ou corretivas para o alcance dos objetivos da instituição;
- sugerir medidas para melhorar a equalização da força de trabalho de servidores e magistrados;
- sugerir melhorias da infraestrutura e segurança dos fóruns;
- sugerir providências para otimizar serviços e obras;
- sugerir e auxiliar a administração na formalização de convênios e termos de cooperação para melhoria dos serviços judiciários;
- sugerir a realização de cursos para servidores e magistrados;
- estimular a integração e a convivência harmoniosa;
- incentivar a promoção de ações de responsabilidade social.
“A nossa missão vem de encontro ao que todos os jurisdicionados esperam. Como coordenadores, nós temos a obrigação de buscar o saber, distribui-lo como melhor soubermos e curtir os resultados”, disse a desembargadora Lenice Bodstein, que discursou em nome de todos os coordenadores.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, ressaltou a atenção do Tribunal em equilibrar a distribuição de processos no estado: “Estamos trabalhando para alcançar essa equalização do serviço dos juízes, da atividade jurisdicional.”
Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia de posse ao lado do presidente do TJPR: a 1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa; o corregedor da Justiça, desembargador Roberto Antônio Massaro; o ouvidor-geral do TJPR, desembargador Fernando Ferreira de Moraes; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Marion Bach; e o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão.
Divisão das comarcas
A Região Administrativa da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral abrange Curitiba e as comarcas de Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
A Região Administrativa de Ponta Grossa abrange, além de Ponta Grossa, as comarcas de Imbituva, Ipiranga, Jaguariaíva, Mallet, Palmeira, Piraí do Sul, Rebouças, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Teixeira Soares, Tibagi, Castro, Irati, Lapa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e União da Vitória.
A Região Administrativa de Guarapuava abrange Guarapuava, Cândido de Abreu, Cantagalo, Iretama, Manoel Ribas, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e Pitanga.
A Região Administrativa de Francisco Beltrão abrange Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Clevelândia, Coronel Vivida, Marmeleiro, Mangueirinha, Realeza, Salto do Lontra, São João, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Palmas, Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste.
A Região Administrativa de Foz do Iguaçu abrange Foz do Iguaçu, Matelândia, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Medianeira.
A Região Administrativa de Cascavel abrange Cascavel, Campina da Lagoa, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Mamborê, Quedas do Iguaçu, Ubiratã, Assis Chateaubriand, Capanema, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Toledo.
A Região Administrativa de Umuarama abrange Umuarama, Alto Piquiri, Altônia, Cidade Gaúcha, Icaraíma, Nova Londrina, Pérola, Santa Isabel do Ivaí, Terra Roxa, Xambrê, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Guaíra, Iporã e Loanda.
A Região Administrativa de Maringá abrange Maringá, Alto Paraná, Barbosa Ferraz, Centenário do Sul, Engenheiro Beltrão, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mandaguari, Paraíso do Norte, Paranacity, São João do Ivaí, Santa Fé, Terra Boa, Terra Rica, Astorga, Campo Mourão, Colorado, Marialva, Nova Esperança, Paranavaí, Peabiru e Sarandi.
A Região Administrativa de Londrina abrange Londrina, Congonhinhas, Faxinal, Grandes Rios, Marilândia do Sul, Nova Fátima, Ortigueira, Primeiro de Maio, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis, Uraí, Apucarana, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã, Porecatu e Rolândia.
A Região Administrativa de Jacarezinho abrange Jacarezinho, Arapoti, Cambará, Carlópolis, Curiúva, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Siqueira Campos, Tomazina, Andirá, Bandeirantes, Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz.
Descrição da imagem de capa: o presidente do TJPR e os coordenadores das regiões administrativas do Tribunal estão lado a lado, em pé, na sala de atos da Presidência.